Segundo dados da FAO, até 2050 a população mundial ultrapassará 9.7 bilhões de pessoas. Isso exigirá um aumento de 60% na produção global de alimentos. Para alcançar isso, o agronegócio precisará implementar a sustentabilidade em suas atividades.
No agro, a sustentabilidade é uma forma de cultivo que respeita o meio ambiente, reduz custos e eleva a produtividade. Também garante, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida.
Mas, diante das exigências do mercado, os agentes do agronegócio têm muitos desafios para implantar a sustentabilidade em suas atividades.
Para superar estes desafios, muitas iniciativas são adotadas. A Case IH, por exemplo, incentiva a sustentabilidade em todos os seus projetos, buscando unir a inovação e a tecnologia para um bem comum.
Confira os desafios da sustentabilidade no agronegócio e quais são as possibilidades para promover o desenvolvimento sustentável do campo.
Agricultura sustentável: entenda sua importância no agro
A promoção da sustentabilidade no agronegócio depende de tecnologia e inovação. Créditos: Case IH
Nas últimas décadas, a população tem procurado consumir itens e alimentos produzidos de forma mais respeitosa com o meio ambiente e a sociedade em geral. Para atender essa tendência, implantar a agricultura sustentável é essencial.
De maneira conceitual, a agricultura sustentável faz referência a um conjunto de elementos que visam o desenvolvimento equilibrado nos sistemas produtivos. Para isso, suas práticas utilizam os recursos naturais de maneira mais consciente.
Como principal objetivo, a sustentabilidade da agricultura foca na conservação dos elementos naturais (solo, água e ar), assim como outros recursos genéticos, como animais e vegetais.
Assim, diante da definição do termo, os processos adotados no campo devem ser tecnicamente apropriados, economicamente viáveis e socialmente justos. Possui também alguns objetivos bastante claros:
- Satisfazer as necessidades da humanidade por alimentos saudáveis;
- Melhorar a qualidade do ambiente, mantendo a base dos recursos naturais;
- Utilizar uma maior quantidade de insumos renováveis da forma mais eficaz;
- Apoiar o desenvolvimento sustentável econômico rural;
- Melhorar a qualidade de vida dos agricultores.
Assim, para que seja sustentável, todo agente do agronegócio deve adotar metodologias e ações que visam a proteção dos recursos naturais e redução dos impactos ambientais. Deve também colocar as pessoas no centro das ações e ser economicamente viável.
Apesar da rápida evolução, muitos são os desafios para a sustentabilidade
Com uma demanda cada vez maior por sustentabilidade, o agronegócio tem que enfrentar muitos desafios para adotar ações sustentáveis dentro das fases de atividades “pré-porteira”, “dentro-da-porteira” e “pós-porteira”.
Entre esses desafios, o setor, especificamente no Brasil, precisa se atentar a diversos pontos com relação ao uso de agrotóxicos, contaminação do solo e de mananciais, desmatamento, entre outros fatores que afetam o meio ambiente e as pessoas.
Essa é uma responsabilidade do produtor rural, mas também de seus fornecedores e clientes, já que todos anseiam pelo aumento da produtividade nas áreas que atuam e necessitam manter as práticas éticas com o meio ambiente.
Nesse contexto, o grande desafio da sustentabilidade no agronegócio brasileiro é elevar o rendimento das lavouras e ao mesmo tempo prezar pela sustentabilidade.
Em contrapartida, diferentemente do que muitos pensam, nosso agronegócio já aplica técnicas sustentáveis de manejo do solo. Elas são capazes de unir o desenvolvimento sustentável com maior eficiência produtiva.
Porém, outro grande desafio dentro do agronegócio brasileiro ainda está na popularização da implementação dos processos e técnicas sustentáveis.
Isso ocorre porque muitos produtores fazem uso equivocado de técnicas sustentáveis, aplicando-as sem uma assistência técnica qualificada.
No primeiro insucesso, o produtor pode desacreditar na técnica, acreditando que ela não funciona e a abandona.
Diante destes desafios, o agronegócio nacional tem a tarefa de pensar no cenário macro e envolver produtores, fornecedores, governantes e o consumidor final.
A Case IH vem exercendo seu papel ao implantar ações sustentáveis em todos seus projetos, especialmente na Fazenda Conectada, como você acompanhará a seguir.
Fazenda Conectada: sustentabilidade e produtividade em sintonia
Máquinas Case IH: priorizamos a produtividade sem nos esquecer da sustentabilidade. Créditos: Case IH
Como você viu, o conceito de sustentabilidade é bastante amplo. De forma geral, ele defende o desenvolvimento de estratégias e ações que sejam ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
Ou seja, para levar a sustentabilidade para as atividades do agronegócio, há a necessidade de adotar algumas ações, como:
- Melhorar o sinal de internet na área rural, por meio de uma conectividade de qualidade;
- Adotar o mapeamento da área com drones para realizar um diagnóstico da área plantada e tomar decisões mais assertivas;
- Usar maquinário mais moderno. Os maquinários devem ser equipados com piloto automático embarcado e diversos sensores para, dentre outros benefícios, reduzir o consumo de combustível sem comprometer a produtividade;
- Desenvolver técnicas sustentáveis de recuperação do solo, como as estratégias de rotação de culturas e sistema de plantio direto;
- Capacitar funcionários continuamente, instruindo-os sobre todas as ações de sustentabilidade.
Todas essas ações sustentáveis são aplicadas na Fazenda Conectada, gerenciada pela Case IH e empresas parceiras.
Comparada a um grande centro de pesquisas, a Fazenda Conectada tem problemas reais e inerentes a qualquer fazenda, mas preza pela total sustentabilidade de seus processos produtivos.
Na Fazenda, os produtos da Case IH desenvolvidos são validados com base nos pilares da sustentabilidade. O intuito deste projeto é mostrar todos estes benefícios de uma forma mais prática.
Aproveite para assistir o vídeo abaixo e conferir detalhes sobre o projeto da Fazenda Conectada.
Tecnologias de sustentabilidade utilizadas na Fazenda Conectada
Com grande expertise na área tecnológica e a busca incessante por tornar suas máquinas agrícolas cada vez mais conectadas, a Case IH apresenta na Fazenda Conectada uma gama de tecnologias que tem como objetivo, aliar produtividade com sustentabilidade.
Fazenda Conectada Case IH – Tecnologia e inovação em prol da sustentabilidade. Créditos: Case IH
Dentre as tecnologias que elevam a sustentabilidade para a Fazenda Conectada, se destacam:
- Uso de drones. São utilizados para fazer o mapeamento de uma área/talhão, ajudando a rapidamente identificar algum problema. Também são utilizados para fazer uma aplicação de um defensivo ou de um fertilizante de forma direcionada;
- Pulverizadores. Cada vez mais modernos, os pulverizadores Patriot fazem pulverização bico a bico, permitindo aplicar produtos apenas onde há a necessidade, sem sobreposição. Isso permite redução do uso de produtos fitossanitários.
- Tecnologias de sensores. Ajudam a identificar as condições do solo, para assim poder tomar decisões mais assertivas de aplicação.
Assim, ao incentivar a sustentabilidade na Fazenda Conectada, a Case IH comprova que a união entre a inovação e a tecnologia são capazes de atender aos pilares econômicos, sociais e ambientais necessários ao incremento da atividade agrícola.
A Case IH se propõe a construir um ecossistema baseado na sustentabilidade. Testamos tecnologias e inovações em diversos âmbitos e analisamos como elas vão se comportar no futuro.
Continue acompanhando o blog da Fazenda Conectada e fique por dentro das soluções e inovações sustentáveis da Case IH.
Saiba mais sobre esse tema:POR DENTRO DA FAZENDA CONECTADA PRODUTIVIDADE SUSTENTABILIDADE