6Proteger a lavoura contra o ataque de pragas e doenças e garantir a nutrição adequada são atividades essenciais que todo agricultor tem que adotar. A principal arma para a realização dessas atividades é a pulverização.
Realizada pelos pulverizadores agrícolas, a pulverização é uma prática responsável por distribuir produtos que auxiliam no combate às plantas daninhas, insetos, entre outros, assim como promover a nutrição adequada da lavoura.
Neste cenário, referência em produtividade, a Case IH traz ao mercado brasileiro o seu pulverizador Patriot 350. Com inovações tecnológicas e adaptações às condições brasileiras, este pulverizador tem tudo para ser referência em produtividade.
Convidamos você a conhecer a importância da pulverização agrícola e as principais vantagens do novo Patriot 350, da Case IH, aplicado com alta eficiência na Fazenda Conectada.
Pulverizador agrícola: eficiência, redução de custos e melhor aproveitamento da colheita
Os pulverizadores agrícolas são equipamentos essenciais em qualquer grande lavoura. Eles são projetados com tecnologia e funcionalidade para promover a distribuição de produtos fitossanitários sobre a plantação, sempre na quantidade exata e nos locais desejados.
Assim, a função principal dos pulverizadores agrícolas é preservar o teto produtivo da lavoura, distribuindo produtos que permitam o controle de plantas daninhas, insetos e doenças.
Além disso, todo bom pulverizador, como o Patriot 350, é importante pelos seguintes aspectos:
- Maior eficiência da pulverização
Responsável por distribuir produtos adequados para a manutenção da saúde da plantação, a pulverização garante maior eficiência e um maior teto produtivo da lavoura, reduzindo a incidência de doenças, pragas e plantas daninhas.
- Redução de custos
Ao adotar um bom pulverizador, o produtor acompanhará uma significativa redução de seus custos. Pulverizadores agrícolas possuem tecnologias que aproveitam melhor os produtos aplicados, diminuindo desperdício e gastos.
- Aproveitamento da colheita
Aplicar corretamente os produtos para proteger a lavoura, influencia diretamente no aproveitamento da colheita, ou seja, diminui perdas em decorrência da ação de pragas e insetos e garante a sustentabilidade do sistema de produção.
Informações necessárias para realizar a pulverização agrícola
Antes que a pulverização agrícola seja feita, é preciso que seja feito um diagnóstico da lavoura bastante eficiente, especificamente na etapa de pré-plantio.
Nessa etapa, alguns são os pontos essenciais que influenciam no resultado da pulverização. São eles:
- Dose: quantidade de ingrediente ativo (gramas ou litros por hectare) que deve ser aplicada na lavoura;
- Volume de aplicação: quantidade de calda a ser aplicada na lavoura;
- Equipamento de aplicação: tipo de pulverizador que será utilizado na aplicação;
- Cobertura: quantidade de gotas da calda que serão depositadas durante a pulverização. É definida de acordo com o tipo do produto e a arquitetura da planta;
- Tamanho das gotas: definidas de acordo com o modo de ação do defensivo químico, condições climáticas do ambiente e as características da lavoura;
- Bicos de pulverização: devem ser escolhidos a partir da definição de qual deve ser o tamanho das gotas na pulverização;
- Deriva: quantidade do produto que não chega até o alvo, influenciada pelos fatores abióticos;
- Fatores abióticos: vento, temperatura, umidade e outros aspectos físico-químicos, que podem influenciar no resultado da pulverização. É importante considerar quais serão as condições climáticas do dia no qual será feita a aplicação, permitindo a regulação do pulverizador de para que se aproveite melhor o produto;
- Época de aplicação: fase do desenvolvimento da planta em que a pulverização deve ser feita;
- Modo de aplicação: se por via aérea ou terrestre.
Pulverizador Patriot 350: precisão em cada gota
Sempre com o objetivo de contribuir com o ganho de produtividade de lavouras, a Case IH tem em seu portfólio um dos pulverizadores mais eficientes do mercado agrícola.
Conhecido como Patriot 350, esse pulverizador traz inovações tecnológicas e adaptações às condições da agricultura brasileira, fazendo com que ele seja referência em produtividade.
Com motorização moderna e alta tecnologia embarcada, este pulverizador assegura aplicações de maior uniformidade, desempenho e capacidade operacional, atendendo com a mesma eficiência as necessidades de pequenos, médios e grandes produtores.
Muitos são os diferenciais que colocam o Patriot 350 na primeira colocação do ranking dos pulverizadores da sua categoria, com destaque para:
- Tanque de produto de 3.500 L, que oferece maior capacidade operacional.
- Barra de 30 ou 36 metros: maior capacidade operacional com menor número de passadas, menor consumo de combustível e maior área pulverizada.
- Tanque de combustível (319 L), garantindo maior disponibilidade operacional.
- Sistema low-rate: permite às aplicações em baixa vazão com alta precisão.
Confira o vídeo abaixo e veja detalhes do Patriot 350.
6 vantagens ao adotar o Patriot 350 em sua lavoura
Produtividade e maior uniformidade na hora de pulverização: Essas são as grandes virtudes do Patriot 350. Mas há muitas outras vantagens que fazem deste equipamento a melhor opção em pulverização agrícola.
Veja 7 das principais vantagens do pulverizador Patriot 350:
- Superioridade do desempenho
Com suspensão hidráulica ativa e uma maior rigidez de seu chassi, o Patriot 350 assegura maior conforto e estabilidade na pulverização.
- Possui a tecnologia AIM Command Flex
O pulverizador Patriot 350 pode vir equipado com essa tecnologia opcional que garante pressão e vazão constantes pelo controle bico a bico da taxa de aplicação e tamanho da gota.
Essa tecnologia permite redução de custos de produto fitossanitário com corte em 36 seções virtuais e compensação em curvas.
- Melhor tecnologia de agricultura de precisão
A proteção de qualquer cultura está diretamente relacionada com a eficácia de aplicação do produto fitossanitário feita pelo pulverizador. Neste contexto, a agricultura de precisão é uma grande aliada do produtor.
O Patriot 350 vem equipado de fábrica com a mais alta tecnologia de pulverização, incluindo todos os diferenciais AFS (Advanced Farming Systems), que aumenta a eficiência da operação e otimiza o uso dos produtos aplicados.
- Ótima distribuição do peso
Além de ótimo desempenho em terrenos irregulares, o Patriot 350 foi desenvolvido de uma forma que garante uma distribuição do peso muito mais eficiente. Com isso, a compactação do solo é muito menor.
- Mais conforto e menos ruído
Além de oferecer simplicidade nas operações de pulverização, a cabine da linha de pulverizadores Patriot é espaçosa, silenciosa e confortável, auxiliando na jornada de trabalho do operador.
Além disso, a ampla área de visão, o fácil acesso e a segurança também são importantes destaques dessas máquinas.
- Controle total da pulverização
Um dos avanços mais recentes que ajudam no controle da barra é o AutoBoom® XRT, utilizado nos pulverizadores Patriot. Essa é uma tecnologia de sensor de radar que usa detecção simultânea de solo e dossel para manter a altura de pulverização ideal para máxima eficácia do produto.
O controle baseado em pressão permite um movimento suave e um tempo de reação mais rápido, enquanto a tecnologia de estabilidade do suporte central com amortecedores opcionais fornece ao operador controle completo, maximizando a vida útil da barra.
Diante dessas vantagens, o pulverizador Patriot 350 possui um pacote de tecnologia que fazem desta máquina agrícola a última palavra em tecnologia para facilitar o serviço de pulverização agrícola.
Quer saber mais? Então assista o episódio 4 da série da Fazenda Conectada e veja a importância do pulverizador Patriot que vai facilitar seus serviços.
Saiba mais sobre esse tema:AGRICULTURA DIGITAL POR DENTRO DA FAZENDA CONECTADA SUSTENTABILIDADE