Compartilhe nas redes sociais:

Respeitar o meio ambiente, priorizar o aspecto social e ser economicamente viável. Estes são pontos fundamentais para o sucesso do agronegócio atual. Ele precisa prezar cada vez mais pela sustentabilidade ou, como chamamos, pela agricultura sustentável.

sustentabilidade

Sustentabilidade. Foco central do agronegócio atual. Créditos: Case IH

Atualmente, é crescente o entendimento de que é preciso priorizar a agricultura sustentável para garantir às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.

Um exemplo da aplicação da agricultura sustentável é o projeto Fazenda Conectada, idealizado e aplicado pela Case IH. No projeto, todas as ações realizadas são voltadas à adoção de uma agricultura mais sustentável, do preparo do solo à colheita.

Diante disso, convidamos você a conferir o que é a agricultura sustentável, além de todos os pontos que ajudam a promover a sustentabilidade dentro do amplo ecossistema da Fazenda Conectada.

O que significa ter uma Agricultura Sustentável?

Basicamente, a agricultura sustentável é uma forma de cultivo que tem como propósito respeitar o meio ambiente, reduzir custos e elevar a produtividade sem comprometer o direito das futuras gerações de usufruir da mesma área.

Para isso, são adotadas práticas agrícolas ecológicas, dando a possibilidade de uma produção saudável com maior respeito à terra, ar e água, assim como à saúde e aos direitos da sociedade.

Dessa forma, é objetivo da agricultura sustentável: 

  • Satisfazer as necessidades da humanidade por alimentos saudáveis; 
  • Melhorar a qualidade do ambiente, mantendo a base dos recursos naturais; 
  • Utilizar os recursos não renováveis e agrícolas da forma mais eficaz; 
  • Apoiar o desenvolvimento sustentável econômico rural e a qualidade de vida dos agricultores.

Em resumo, buscar a sustentabilidade na agricultura é buscar o equilíbrio entre o agronegócio e o meio ambiente. 

Isso exige o uso de um conjunto de técnicas de cultivo que respeitem o meio ambiente e a sociedade e, ao mesmo tempo, resultem na oferta de produtos saudáveis capazes de gerar rentabilidade aos produtores. 

Estratégias para promover a agricultura sustentável

Os esforços para levar a sustentabilidade para a agricultura são crescentes dentro do agronegócio nacional. Na atualidade, cresce o número de agricultores que respeitam o meio ambiente e elevam sua responsabilidade do ponto de vista social e trabalhista.

Estes agricultores reconhecem que a agricultura é ainda um negócio, mas entendem que os lucros podem ser usados para expandir o negócio e ao mesmo tempo alcançar metas sociais e ambientais.

Dessa forma, são princípios e características de uma agricultura feita com base na sustentabilidade:

  • Diminuição no uso de adubos químicos, investindo cada vez mais em técnicas da fixação biológica de nitrogênio;
  • Uso de técnicas em que não causem a poluição do ar, do solo e da água;
  • Adoção de prática de agricultura orgânica, cujo uso de pesticidas e adubos químicos é eliminado;
  • Criação e uso de sistemas de captação de águas das chuvas para que ela seja utilizada na irrigação;
  • Não desmatamento de florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas;
  • Uso racional – ou eliminação, sempre que possível – de pesticidas;
  • Investimento na agroenergia, caso dos biocombustíveis (biodiesel, biogás, etanol e biomassa); 
  • Evitar ao máximo o uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel);
  • Adoção do Sistema de Plantio Direto. Essa é uma técnica que preserva a capacidade produtiva do solo que se baseia em não arar o solo antes do plantio, cobrir o solo com folhagens secas e fazer a rotação de cultura;
  • Adoção da Gestão Ambiental e Territorial, em que são feitos estudos para que cada prática agrícola seja executada em áreas e climas onde a cultura vai alcançar maior rendimento com menor desgaste do solo;
  • Respeito às leis trabalhistas dos trabalhadores do campo, assim como investimento em capacitação profissional e pagamento de salários justos;
  • Nunca utilizar mão-de-obra infantil ou trabalho escravo, sendo dever do governo fiscalizar e punir aqueles que praticam este tipo de crime;

O mais interessante é que muitos agricultores e empresas estão investindo em medidas de respeito ao meio ambiente e melhoria das condições de trabalho, como é o caso da Case IH, que veremos ainda neste conteúdo.

Benefícios globais do investimento em sustentabilidade na agricultura

Quando aplicada da forma correta, a sustentabilidade garante diversos benefícios à atividade agrícola no âmbito global, beneficiando o meio ambiente e as gerações futuras e permitindo que o produtor rural aumente sua produtividade e seus lucros.

Dessa forma, são benefícios da agricultura sustentável:

Colaborar para a manutenção da economia local

Quando aplicadas corretamente, as ações sustentáveis permitem que os pastos e solos de cultivo tenham maior vida útil. Ou seja, em alguns anos, o produtor não precisará mais inativar solos por eles se apresentarem erodidos ou inférteis. 

Assim, além de garantir a produção, a agricultura sustentável será uma fonte de lucro por mais tempo.

Promover um ambiente saudável e autossuficiente

O meio ambiente é o maior beneficiado com a sustentabilidade. Ações sustentáveis permitem um ciclo de vida maior e mais saudável ao solo, com locais mais férteis e cheios de vida.

As práticas sustentáveis também proporcionam a manutenção da biodiversidade local e garantem ao dono das terras sua valorização, o que por si só já é um forte motivo para aplicar os meios de produção sustentáveis.

Ganho de visibilidade e diferenciação no mercado

Muito se fala hoje sobre a produção de alimentos orgânicos de boa procedência, com alimentação natural de qualidade. 

Assim, ao investir neste conjunto de práticas, o produtor pode ter maior visibilidade de mercado e reconhecimento perante o mercado consumidor e futuros investidores.

Além disso, os produtos resultantes da sustentabilidade passam a ser um fator de diferenciação da concorrência. Eles terão maior qualidade e valor agregado, consequentemente trazem mais lucro ao campo.

A sustentabilidade é foco central da Fazenda Conectada

A busca pela sustentabilidade é, como vimos, uma discussão que ganha cada dia mais adeptos, contando com a participação de inúmeros agricultores e principalmente empresas que oferecem insumos, maquinários e soluções sustentáveis ao campo.

A Case IH é um exemplo disso. A empresa está investindo em um projeto que alia produtividade, conectividade e sustentabilidade, conhecido como Fazenda Conectada.

sustentabilidade

Fazenda Conectada. Créditos: Case IH

Na Fazenda Conectada, que já está em pleno funcionamento na cidade de Água Boa (MT), a conectividade de qualidade (Internet 4G em toda a fazenda) garante a aplicação das mais avançadas soluções tecnológicas em Agricultura Digital. 

Consequentemente, ela oferece todas as características para promover cada operação com vistas à sustentabilidade. Dessa forma, a grande meta da Case IH no projeto da Fazenda Conectada é promover um processo de melhoria contínua, com ganhos na ordem ambiental, social e econômica.

Na questão ambiental e econômica, a Fazenda Conectada faz uso das mais modernas soluções da Case IH e de seus parceiros. Inicialmente há o uso de drones que têm a função de realizar um completo mapeamento de toda a área de produção, gerando mapas para as mais diversas necessidades.

Com o mapeamento realizado, a Fazenda Conectada será uma vitrine para demonstrar e aperfeiçoar todo o portfólio de máquinas da Case IH, como você pode verificar neste vídeo que está apresentado abaixo:

Os pulverizadores da Case IH, por exemplo, farão a pulverização bico a bico, permitindo aplicar produtos químicos apenas onde há a necessidade, sem sobreposição ou desperdícios.

Na Fazenda Conectada há também diversos sensores de empresas parceiras que, quando acoplados aos tratores da marca, ajudam a identificar as condições físicas do solo, permitindo as tomadas de decisões mais assertivas quanto à necessidade ou não de correção do solo.

Para saber mais sobre como a Case IH enxerga a agricultura do futuro, confira o vídeo abaixo:

Dessa forma, estas e muitas outras inovações e processos apresentados na Fazenda Conectada mostram que a Case IH tem o propósito de construir um ecossistema baseado na sustentabilidade, onde o meio ambiente, a sociedade e as futuras gerações serão beneficiadas de forma igualitária.

Continue acompanhando o blog da Fazenda Conectada e saiba muito mais sobre esse projeto que alia produtividade, conectividade e sustentabilidade.

Saiba mais sobre esse tema:
Compartilhe nas redes sociais: