Por muito tempo, os produtores rurais trabalhavam apenas com base na intuição. Isso se refletia no uso exagerado de fertilizantes ou de água de irrigação. Na atualidade, essas e outras práticas agrícolas foram substituídas pela Agricultura de Precisão (AP).
A AP surge com um conjunto de ferramentas — como o GPS Agrícola, explicado adiante — que levam maior eficiência ao manejo da produção. Com elas, produtores conseguem diminuir erros e desperdícios, além de aumentar a produtividade.
É claro que um agricultor com intuição aguçada é indispensável para o sucesso do empreendimento. Contudo, é importante trazer mais precisão para atender às demandas crescentes. Entre elas, temos o crescimento populacional, que deve atingir 9,7 bilhões em 2050, segundo a ONU.
Diante disso, entenda como a agricultura de precisão pode ajudar o setor e como o uso do GPS Agrícola pode ajudar neste sentido.
O que é a Agricultura de Precisão?
O conceito de agricultura de precisão envolve a aplicação de ferramentas e tecnologias que tornam a atuação no campo muito mais precisa.
Isso porque elas consideram a “variabilidade da lavoura” como fator de decisão, ou seja, ela considera que há diferentes características de solo, clima, produtividade, relevo etc, conseguindo mensurá-las.
Ou seja, os objetivos da AP são:
- Entender o que causa determinadas características em uma área;
- Avaliar o que poderia potencializar o desempenho da plantação, conforme suas particularidades;
- Proporcionar um maior retorno econômico e ambiental, a partir do entendimento de que há variabilidade da lavoura.
Essas descobertas são possíveis graças a recursos tecnológicos adotados, como GPS (Sistema de Posicionamento Global), GIS (Sistema de Informação Geográfica), drones etc.No artigo de hoje, nosso foco será voltado ao GPS Agrícola. Contudo, no vídeo a seguir, entenda como a tecnologia de mapeamento aéreo com drones também ajuda a aumentar a produtividade via agricultura de precisão:
GPS Agrícola – Maior representante da agricultura de precisão
O desenvolvimento e a implementação da agricultura de precisão em lavouras só são possíveis graças ao uso de uma série de tecnologias, muitas delas dependem da utilização de um GPS Agrícola.
Essa tecnologia fornece informações sobre a localização geográfica de algo ou alguém no planeta Terra. Por exemplo, um GPS pode ser instalado em colhedoras para armazenar informações da colheita a partir da coordenação geográfica do equipamento.
Além disso, o GPS também tem a capacidade de registrar e monitorar informações relevantes sobre as máquinas, como velocidade de operação, direcionamento do percurso, rastreabilidade etc.
Em outras palavras, o GPS Agrícola atua como um “espião” aliado dos produtores rurais, que podem adotar práticas mais precisas dentro da sua lavoura, principalmente por monitorar informações em tempo real.
Para que serve o GPS Agrícola?
Como vimos, o GPS Agrícola é um sistema de localização que serve para trazer dados precisos sobre as lavouras, dando as informações certas que vão ajudar o produtor rural a saber exatamente qual é a medida mais apropriada.
Acompanhe algumas funcionalidades do GPS Agrícola e entenda porque ele é o grande representante da agricultura de precisão!
Irrigação e fertilização de precisão
Por meio do GPS Agrícola, o produtor rural ou o agrônomo, saberão exatamente quando irrigar e a quantidade ideal de irrigação. Além disso com o auxílio de mapas de irrigação as áreas do plantio poderão ser uniformemente pulverizadas. Outro aliado da precisão nesse processo são os pulverizadores Patriot, da Case IH, que dá a importância para cada gota durante o trato cultural. Saiba mais sobre o equipamento no vídeo a seguir:
Acompanhamento em tempo real
Ter um GPS instalado em máquinas agrícolas possibilita que o produtor rural acompanhe tudo o que acontece com a produção, mesmo que ele faça isso de forma remota.
Com isso há um maior controle do que acontece na fazenda. Por exemplo, há a possibilidade de acompanhar em tempo real tudo que acontece durante a operação, como por exemplo o percurso percorrido pela máquina, velocidade de operação e tempo de operação, entre outras possibilidades.
Mapeamento da colheita
É possível mapear quais áreas ou talhões apresentam maior ou menor produtividade sob condições específicas. Essa informação é útil na tomada de uma série de decisões dentro do sistema produtivo.
Principais benefícios do uso do GPS Agrícola
O GPS Agrícola é um recurso tecnológico da Agricultura de Precisão que age como um importante aliado do produtor rural, sendo parte importante da previsão de crescimento do mercado de AP, que é de 61% até 2026, segundo a consultoria Market and Markets.
Saiba mais sobre alguns benefícios proporcionados pelo GPS Agrícola!
Melhoria da gestão da frota agrícola
Os dados de localização fornecidos pelo GPS permitem que a frota seja gerenciada em tempo real. Assim, você tem uma previsão mais assertiva de toda a operação dos maquinários.
É possível ainda elevar a segurança e o desempenho dos operadores, por ter um constante monitoramento de onde eles estão atuando.
Maior qualidade do sistema de produção agrícola
Descobrir a variabilidade espacial de um talhão permite maior capacidade de otimização de características do solo, relevo etc. com isso, o produtor pode tirar melhor proveito das particularidades da área para aumentar a produtividade da sua lavoura.
Por exemplo, a soja é uma cultura que possui elevadas produtividades. Isso ocorre em razão de todo o mapeamento da área de produção, permitindo manejos específicos para cada área.
Como você viu, os impactos da Agricultura de Precisão são bastante vantajosos para sistemas de produção. Exatamente por isso, este segmento tem como um grande aliado o GPS Agrícola.
Com este sistema, o produtor rural fica por dentro de informações precisas sobre sua lavoura, do preparo do solo para cultivo até a colheita.
Consequentemente, a agricultura de precisão e o GPS garantem redução de custos, melhoria na gestão da propriedade, aumento da produtividade e uma série de outros benefícios.
Percebeu como a tecnologia ajuda nas decisões do campo? Conheça o AFS Connect e veja como todos os benefícios serão potencializados.
Saiba mais sobre esse tema:AGRICULTURA DIGITAL