Sistema de GPS, aplicação em taxa variável, mapas de colheita e sensoriamento remoto. Essas são apenas algumas das tecnologias que fazem a agricultura de precisão presente em lavouras e fazendas.
Essas muitas tecnologias relacionadas à agricultura de precisão vêm crescendo exponencialmente no agro nacional, permitindo produções recordes safra após safra.
Os números recentes mais uma vez comprovam isso. No ciclo 2021/22, a produção brasileira de grãos está estimada em 271,2 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Sem a agricultura de precisão, certamente a produção agrícola brasileira não alcançaria estes excelentes resultados, consequentemente não seríamos um dos maiores produtores de grãos do mundo.
Diante disso, é bastante importante que você entenda o que é a agricultura de precisão, assim como os impactos de suas tecnologias na produção agrícola nacional.
Agricultura de precisão: O que é?
Para entender os principais impactos da agricultura de precisão na produção agrícola, vale reforçar seus conhecimentos sobre o que é a agricultura de precisão, ou simplesmente AP.
A agricultura de precisão pode ser definida como um amplo conjunto de ferramentas e inovações tecnológicas adotadas por produtores rurais que desejam conhecer toda a área para cultivo de forma única e muito mais detalhada.
A agricultura de precisão permite ao produtor conhecer cada detalhe da fazenda. Créditos: Case IH
No âmbito geral, a AP compõe um sistema de gerenciamento agrícola que ajuda produtores a entender a variabilidade espacial e temporal de suas lavouras, consequentemente eles conseguem aumentar o retorno econômico e reduzir o impacto ambiental da atividade.
Para isso, há o uso de uma vasta gama de ferramentas, principalmente sensores e dispositivos eletrônicos. Estas inovações estão embarcadas em máquinas agrícolas, presentes no solo, em estações meteorológicas e até em drones.
Com o advento da agricultura de precisão, toda essa tecnologia passa a colaborar no processo e análise de dados, que vão auxiliar no entendimento das condições ideais para o cultivo de qualquer tipo de produção agrícola.
Ferramentas relacionadas à agricultura de precisão que você precisa conhecer
A agricultura de precisão é caracterizada pelo uso de estratégias diversificadas que permitam a resolução de muitos problemas de uma forma mais assertiva e baseada em dados de variadas espécies.
Dessa forma, fazendas com agricultura de precisão são equipadas com as seguintes ferramentas e tecnologias:
- Máquinas agrícolas diversas, como tratores, plantadeiras e pulverizadores: guiadas por geolocalização e com sistemas tecnológicos, estas máquinas estão cada vez mais eficientes, otimizando toda a operação;
- Drones: utilizados para captar imagens e demais informações, os drones auxiliam na criação de mapas diversos que podem oferecer informações essenciais para as máquinas conectadas;
- Sensores: adotados para realizar o diagnóstico de variabilidade do solo, do ar e das chuvas, identificando, dentre outras coisas, porções com manchas, compactação, fluxo de pragas, diferenças climáticas e até possíveis erros no manejo de insumos.
- Dispositivos de escaneamento: são usados para realizar o raio-x completo da topologia do terreno, fornecendo dados sobre resistência, temperatura e umidade da área.
- Telemetria: analisa a performance completa das máquinas, ajudando na garantia da total precisão no uso delas em toda a área;
- Piloto automático: Dá um direcionamento de forma automática de máquinas agrícolas. Com essa ferramenta, o operador não precisará demandar toda sua atenção para guiar a máquina, passando a focar sua atenção em outros detalhes que realmente darão resultado.
Para saber mais sobre essas e muitas outras tecnologias e ferramentas de agricultura de precisão, convidamos você a conferir o vídeo abaixo:
5 impactos do uso da agricultura de precisão nas propriedades agrícolas
Diante das muitas ferramentas e tecnologias adotadas em fazendas, a agricultura de precisão é uma grande mediadora de impactos positivos sobre fazendas, sobre o agronegócio e o mundo como um todo.
A AP garante impactos positivos em muitas vertentes dentro da agricultura. Créditos: Case IH
Dessa forma, são impactos positivos da Agricultura de precisão:
1 – Permite maiores produtividades da atividade
O grande objetivo da agricultura de precisão é gerar dados para tomadas de decisão. Tais dados geram informações que apontam qual é a melhor hora para adubar, plantar, aplicar defensivos e colher a lavoura.
Além disso, os mapas gerados pelas ferramentas auxiliam na identificação de qual é o m² da lavoura mais produtivo, ou qual porção necessita de pulverizações localizadas, por exemplo. Com isso, a AP permite o controle de todas as fases de produção agrícola, consequentemente, há o aumento da produtividade da lavoura.
2 – Significativa redução do desperdício de insumos
Com o avanço das tecnologias de monitoramento, é possível identificar quais são as áreas afetadas com plantas daninhas ou pragas, possibilitando a aplicação de defensivos apenas nas áreas afetadas. Isso permite que o produtor evite gastos excessivos com produtos químicos e consequentemente, causando menor impacto ao meio ambiente.
3 – Maior mobilidade de gestão
Hoje, muitas fazendas possuem hectares e mais hectares de área plantada, sendo impossível acompanhar tudo de perto. Mas, com o uso da agricultura de precisão, não há mais a necessidade de o proprietário ou agrônomo observar in loco como está a atividade.
O uso de drones, câmeras e mecanismos de automação vai informar a esse gestor, em tempo real, sobre tudo que acontece na fazenda. E um detalhe importante: ele poderá acessar essa informação independente do lugar em que ele estiver!
4 – Responsável por garantir menores danos ao solo e ao meio ambiente
A agricultura de precisão é uma grande aliada da sustentabilidade, principalmente por contribuir para um melhor aproveitamento do solo e de tudo que ele pode oferecer.
Associada a novas técnicas de manejo, a agricultura de precisão evita ainda que as máquinas apliquem defensivos mais de uma vez no mesmo lugar. Ou, ainda, nas regiões próximas de áreas de preservação. Outro ponto de destaque é a maior garantia de longevidade do solo, conciliando a máxima produção agrícola com importantes ganhos em sustentabilidade.
5 – Garante maior capacidade de tomadas de decisão
Por gerar dados e informações a todo momento e de variadas formas, a agricultura de precisão é uma grande condutora de decisões mais assertivas dentro da fazenda.
As ferramentas de AP permitem uma visualização muito mais detalhada do que acontece na propriedade, dando ao gestor a capacidade de promover melhorias constantes das atividades agrícolas e seu manejo.
Por onde começar? Como inserir a agricultura de precisão na minha propriedade
Diante de um cenário de alta de custos de produção e alta competitividade, a busca por maior produtividade deve ser constante, exigindo a adoção da Agricultura de Precisão.
Porém, como toda novidade que aporta no campo, a aplicação das ferramentas de AP ainda gera muitas dúvidas entre os produtores. Por isso, considerar algumas dicas é bastante importante nessa inserção no mundo da agricultura de precisão.
Em um primeiro momento é preciso que o produtor entenda que a Agricultura de Precisão é um processo e não trará resultados de forma instantânea. A AP se baseia em conhecer as variações existentes na propriedade e trabalhar para garantir o melhor resultado em cada talhão.
Também é importante entender que nem a melhor tecnologia de Agricultura de Precisão trará bons resultados se os manejos básicos não forem bem executados. A AP pode até identificar o melhor terreno para o plantio, mas não irá corrigir sementes de baixa qualidade ou plantadas sem os cuidados necessários.
Assim, é preciso que haja o entendimento de que os resultados aparecem com os ajustes graduais do manejo, a agricultura de precisão será apenas a mediadora destes ajustes.
Outra forma de implementar a agricultura de precisão na sua fazenda é conhecendo as inovações, ferramentas e tecnologias que surgem a cada nova safra.
Para isso, nada melhor do que conhecer as inovações aplicadas em uma fazenda real, com problemas reais e que tem como foco o aumento da produtividade.
Neste caso, acompanhar as inovações aplicadas na Fazenda Conectada, idealizada pela Case IH, é uma excelente opção.
Fazenda Conectada: Máquinas, pessoas e serviços conectados para maiores produtividades. Créditos: Fazenda Conectada Case IH
A Fazenda Conectada é um ecossistema de agricultura de precisão e agricultura digital que reúne todas soluções da Case IH em uma fazenda real onde máquinas, serviços e pessoas estão sempre conectados.
Neste laboratório de 3 mil hectares você terá a oportunidade de conhecer todos os benefícios que a conectividade aberta traz para à produção agrícola, o produtor rural poderá acompanhar a evolução dos tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras da marca.
Então, seja bem-vindo à Fazenda Conectada. Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre este inovador projeto da Case IH.
Assim, com base nas diferentes tecnologias da agricultura de precisão, a gestão da atividade agrícola deixa de ser baseada apenas na experiência do produtor, passando a ser feita com base em números, dados e informações coletadas a todo momento.
Continue acompanhando o blog da Fazenda Conectada e conheça todas as inovações e tecnologias aplicadas no agronegócio brasileiro.
Saiba mais sobre esse tema:AGRICULTURA DIGITAL