AGRICULTURA DIGITAL

Software Agrícola: Como ele tem ajudado no Agronegócio?

Você já ouviu falar sobre a digitalização do campo? Então você deve saber que esse processo não é mais um avanço tecnológico do futuro, mas sim, do presente! Exatamente por isso, o uso de um software agrícola vem se tornando indispensável para exercer diversas atividades no agronegócio relacionadas à digitalização.

Disponíveis tanto para computadores quanto para celulares, os softwares agrícolas são vitais para administrar toda a propriedade agrícola, sempre de maneira eficiente e controlada.

Mas o que são softwares agrícolas e como essas ferramentas podem auxiliar produtores rurais no aumento da produtividade e redução de perdas? Continue conosco e confira!

 

Softwares Agrícolas – O que são?

Indo direto ao ponto, softwares agrícolas são ferramentas digitais voltadas para melhoria dos resultados das atividades realizadas pelo produtor rural. Esses softwares proporcionam ao produtor soluções para a gestão agrícola e no controle da produção, fazendo com que produtores tenham informações sobre sua propriedade a qualquer momento para tomada de decisões rápidas e assertivas.

 Para um melhor desempenho dos softwares agrícolas, integrá-los aos equipamentos – como os modernos maquinários da Case IH – passa a ser fundamental, essencialmente para tornar o sistema mais robusto e com maior nível de detalhes em tempo real.

software agrícola

Fonte: https://www.caseih.com.br/

Embora exista a ideia de que softwares de gestão agrícola sejam específicos para grandes propriedades, pequenas e médias propriedades também podem ser beneficiadas por essas ferramentas digitais, uma vez que a integração da propriedade é uma solução passível de ser aplicada em qualquer realidade de produção agrícola.

 

Entenda o que é o Software de Gestão agrícola

Os softwares de gestão agrícola são a forma mais comum e difundida de software para o agronegócio.

 Estes tipos de softwares agrícolas fornecem soluções eficazes e muito convenientes para compilar e gerenciar todos os dados que as propriedades geram, que funcionam como indicadores de desempenho, qualidade e crescimento da sua propriedade.

 A possibilidade de controlar e gerenciar todas as operações de campo, partindo do preparo de solo, plantio, controle químico, controle dos talhões e da propriedade, análises e características de solo, tratos culturais, operações agrícolas mecanizadas e outras funções que podem ser personalizadas tornaram os softwares de gestão agrícola vitais para um crescimento sustentável da sua propriedade. 

Neste sentido, a Fazenda Conectada Case IH — modelo referência de agricultura digital — sediada em um dos maiores polos de produção de soja do Mato Grosso, apresenta o que há de mais moderno e inovador quando o assunto é conectividade e gestão agrícola integrada.

 Em uma fazenda com mais de 3 mil hectares, máquinas, implementos, serviços e profissionais estão conectadas e assessoradas pelo sistema AFS Connect, que permite maior desempenho da sua propriedade. 

 

Qual é o melhor software agrícola?

Uma dúvida bastante comum entre produtores rurais é saber identificar qual é o melhor software agrícola. Mas certamente o “melhor software” é aquele que atenda as expectativas da propriedade, sempre com o melhor custo-benefício!

 De maneira geral, os modernos softwares agrícolas são muito completos e carregam consigo diversas soluções de gestão, desde controle de insumos (volume e preços) até o acompanhamento de meteorologia, cotações de commodities e monitoramento da lavoura.

 Outros softwares agrícolas são dedicados a uma função mais específica. É o caso de softwares destinados ao monitoramento de pragas e doenças, onde o produtor pode inserir informações de infestações de insetos, em que local da propriedade ele encontrou e previsão de aplicação de defensivos.

 Há também softwares para cálculo de correção de acidez do solo (calagem) e de nutrição (adubo) que são facilmente acessíveis tanto para computador quanto para celular.

software agrícola

Fonte: https://www.caseih.com.br/

 Como podemos verificar, muitas são as opções em softwares agrícolas, cada um com suas características. Por isso, na dúvida, é importante procurar profissionais com conhecimento na área ou procurar uma consultoria para que possam assessorar produtores na busca e adoção da melhor ferramenta para cada necessidade!

 A Case IH, por exemplo, conta com concessionárias em todo o Brasil, com profissionais capacitados para orientar melhor todo produtor nessa jornada de soluções digitais do agronegócio.

 

Vantagens de softwares agrícolas

Ao usar essas ferramentas digitais, todo produtor passa a ter acesso centralizado e em tempo real de diversas informações dentro da propriedade agrícola. Isto traz consigo uma série de benefícios na busca por uma melhor performance da atividade produtiva.

 Dentre os benefícios mais significativos dos softwares agrícolas, é importante salientar:

  • Busca por maior eficiência

Com as diversas informações inseridas e obtidas por um software de gestão agrícola, a tomada de decisão será facilitada, além de muito mais ágil. 

O que isso significa? A eficiência representa a capacidade de assumir tomadas de decisão mais assertivas, pois os indicadores gerados proporcionam informação mais do que necessária e com alta confiabilidade para agir.

 Assim, a eficiência da propriedade será substancialmente aumentada pelo fato de o produtor poder contar com os dados da sua propriedade a qualquer momento, com atualizações constantes.

  • Redução de custos

Uma das praticidades de softwares agrícolas é poder monitorar a propriedade como um todo, desde os menores custos até os custos mais elevados (como maquinários e benfeitorias, por exemplo).

 Por ter acesso ao que está acontecendo na sua propriedade, o produtor passa a automatizar cada vez mais suas etapas administrativas, podendo eliminar desperdícios e gastos desnecessários.

software agrícola

Fonte: https://www.caseih.com.br/

 A redução de custos é certamente uma das principais vantagens de um software agrícola, pois também auxilia na gestão de negociações e fechamento de contratos com fornecedores, controle de estoque e operacionalização do campo.

  • Maior qualidade da produção

É certo que o aumento da qualidade representa aumento nos ganhos! Neste cenário, softwares agrícolas proporcionam o aumento da qualidade ao permitir que o produtor detecte falhas e erros ao longo do processo de produção.

 Por meio de imagens de satélite e monitoramento constante da lavoura — quer sejam por dados que inseridos no sistema ou que o sistema faça automaticamente — os softwares agrícolas habilitam a identificar pontos críticos na propriedade e antecipar uma tomada de decisão antes que o problema se intensifique, melhorando assim, a qualidade da produção.

  • Ganho em competitividade

Por mais grande que o agronegócio brasileiro possa parecer, a concorrência e a competição estão cada vez mais evidentes no setor. Portanto, se manter atualizado frente às mudanças do mercado é essencial para garantir o crescimento sem ser engolido pelo mercado.

 Por isso, a agilidade na tomada de decisão, exigida para ganhar competitividade, só pode ser alcançada com o uso de softwares agrícolas de gestão, que, além de automatizar processos, permite com que você tome decisões ágeis e assertivas frente aos demais produtores, aumentando o poder de competitividade no campo.

 

Conclusões

Com a digitalização do campo e a constante inovação nas soluções de gestão e monitoramento do campo, os softwares agrícolas passaram a ser ferramentas indispensáveis na busca por maiores produtividades.

 Diversos são os tipos de softwares agrícolas disponíveis no mercado, com valores bastante variados. Além disso, a depender do tamanho da propriedade e do tipo de cultura, um software agrícola pode ser melhor que o outro, exigindo considerar alguns pontos para acertar na escolha.

 Na sua propriedade você utiliza algum tipo de software agrícola? Como está sendo sua experiência? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *