A tecnologia definitivamente faz parte das operações do campo. Dia após dia, muitas novidades tecnológicas surgem para auxiliar o cotidiano do produtor rural. O software agrícola, por exemplo, vem contribuindo com a gestão de recursos e de todo o sistema de produção.
Os softwares agrícolas são uma parte importante do avanço do agronegócio, principalmente por otimizarem a gestão e as mais variadas operações à campo.
Com um bom software, o produtor melhora a gestão da produção da lavoura, seus recursos financeiros, obrigações fiscais, dentre outras atividades rotineiras dentro da propriedade.
Entretanto, implementar um software agrícola não é uma tarefa tão simples, exigindo alguns cuidados importantes. Somente assim, todo o potencial do sistema será alcançado para beneficiar a atividade.
O que é um software agrícola?
De uma forma geral, o software agrícola é uma solução desenvolvida para promover melhorias no dia a dia da gestão de uma propriedade. Ou seja, ele auxilia o produtor rural a promover melhorias na gestão e no controle de toda a produção agrícola.
Estes softwares permitem também uma melhora na comunicação interna e externa dentro da propriedade rural, oferecendo informações fundamentais para melhorar a gestão da fazenda como um todo.
A ideia por trás de um software agrícola é garantir que as informações estejam todas em uma mesma plataforma que podem ser acessadas pelo gestor de qualquer lugar.
Com isso, ele tem a real visualização sobre tudo o que acontece com a propriedade de uma forma clara e objetiva.
Ou seja, ter um bom software agrícola é ter a disposição uma solução que facilita as tarefas de gestão da lavoura, otimizando processos e proporcionando inúmeras vantagens para o produtor, como:
- Redução de custos de produção;
- Aumento da produtividade da lavoura, permitindo tirar o máximo de cada talhão;
- Garantia de segurança financeira da safra;
- Maior qualidade do produto agrícola, agregando valor na venda
Segmento em franco crescimento nas américas
O continente americano, em geral, possui uma agricultura muito forte, consequentemente há o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores para a gestão agrícola. Eles ajudam agricultores a elevar seus rendimentos, lucratividade e proteção do meio ambiente.
Um relatório de inteligência de mercado da BIS Research, intitulado “Mercado de Software e Serviços de Gerenciamento Agrícola das Américas – Análise e Previsão 2018-2023”, comprova esse cenário.
Segundo o relatório, a expectativa era a de que o mercado alcançasse US$ 1.686,4 milhões até 2023, testemunhando um CAGR de 17,88%, durante o período de previsão de 2018 a 2023.
Esse significativo crescimento é atribuído à crescente consolidação agrícola na região (principalmente EUA, Canadá, Brasil e Argentina), ao emprego rápido de soluções para gerenciamento de dados agrícolas em tempo real e apoio governamental para implementar técnicas agrícolas avançadas.
Diante da sua elevada representatividade nas Américas e em todo o mundo, a agricultura brasileira tem tudo para aumentar sua participação neste cenário e o uso das tecnologias de gestão serão essenciais para isso.
Por que implementar um software agrícola em sua lavoura?
Muitos produtores podem até ter o receio de investir em um software agrícola, seja pelo alto preço, seja por achar que sua propriedade é pequena e não há a necessidade de ter um software.
Mas, quem implementou um software agrícola confirma que ela agrega muito valor à atividade.
Inicialmente, todo bom software agrícola auxilia o produtor nas suas tomadas de decisão, apontando caminhos e complementando a experiência do produtor na gestão da atividade.
Mas essa é apenas uma das razões que estimulam o investimento em um software agrícola. Outras razões também merecem destaque. Veja:
- Gera informações mais precisas e rápidas
Softwares agrícolas têm a capacidade de tabular dados e gerar informações muito mais precisas ao agricultor.
Com essas informações, ele consegue identificar e corrigir erros que comumente acontecem dentro do negócio, principalmente na questão financeira e operacional.
Além disso, a cadeia de produção fica mais integrada, permitindo que todos os setores conversem entre si, identificando erros e ponderando correções.
- O controle financeiro do negócio será mais profissionalizado
Por muitas vezes, o produtor rural alcança o sucesso produtivo de seus cultivos, porém apresenta dificuldades para gerir a parte financeira. Um bom software agrícola possui módulos de finanças que ajudam no monitoramento da área administrativa.
Com isso, o produtor torna-se mais ágil em suas decisões financeiras, tais como:
- Maior capacidade de organização de custos;
- Total monitoramento do fluxo de caixa e da movimentação financeira;
- Emissão de notas fiscais eletrônicas;
- Possibilidade de registro das contas do negócio;
Um bom software agrícola também contribui com a apuração de custos da lavoura. Isso permite um melhor acompanhamento dos gastos da lavoura, gerando informações para decisões mais assertivas.
- Otimiza estratégias para melhorar resultados
Um dos grandes diferenciais ao implementar um software agrícola é a possibilidade de enxergar a lavoura por completo. Com isso, o produtor amplia sua visão, mantém a estabilidade do negócio e projeta estratégias de crescimento de uma forma mais segura.
Através da análise dos dados, o produtor tem uma visão estratégica e tática de todo o sistema de produção, permitindo entender a melhor estratégia para implementar melhorias e promover inovações.
- Aumenta a competitividade
A concorrência dentro do agronegócio é constante. Isso exige atenção às mudanças e agilidade nas tomadas de decisão, a fim de atingir o resultado projetado.
Para elevar a competitividade, aprimorar a capacidade de gestão é essencial. Com o apoio de um software agrícola, o produtor trabalha de uma forma mais profissionalizada e competitiva, principalmente devido ao uso de dados mais consistentes e uma visão ampla de todos os processos da fazenda.
Dessa maneira, o software agrícola agiliza os processos operacionais da fazenda, consequentemente ajuda a melhorar os resultados no gerenciamento como um todo, beneficiando a gestão dentro da porteira e melhorando os resultados para além da porteira.
AFS Connect: auxiliar na tomada de decisões em tempo real
Diante da importância de uma gestão mais profissionalizada da atividade agrícola, a Case IH desenvolveu uma plataforma tecnológica voltada ao acompanhamento da performance das atividades agrícolas.
Conhecida como AFS Connect (Advanced Farming System), essa plataforma oferece condições para que o produtor possa acompanhar todos os serviços realizados na sua propriedade, como:
- Monitoramento da frota
- Gestão agronômica
- Gerenciamento de dados
Com a telemetria em pleno funcionamento e acesso à conectividade, o produtor tem acesso às suas máquinas e consegue visualizar uma série de informações sobre a operação.
Na área de monitoramento da frota, o AFS Connect traz ferramentas que vão auxiliar o produtor em suas tomadas de decisão, sempre em tempo real.
Em um ambiente simples e intuitivo, todo produtor pode visualizar sua frota e gerenciar suas operações, bem como acompanhar dados de saúde das máquinas e programar suas manutenções.
Na gestão agronômica, a plataforma conta com um Sistema de Gerenciamento de Informações da Fazenda (FMIS) on-line. Neste sistema, o produtor pode interpolar seus mapas de nutrientes e tipos de solo, dentre outras possibilidades.
Também permite criar seus próprios mapas de linhas de piloto automático e mapas de prescrição, acelerando todo o planejamento das operações.
Por fim, o produtor pode gerenciar e organizar seus dados de plantio, pulverização e colheita.
Com a funcionalidade de transferência de arquivos, o produtor consegue importar ou exportar uma série de informações, bem como trazer os dados de produtividade da colheitadeira Axial Flow série 250 Automation, ou até mesmo enviar um mapa de aplicação da taxa variável, feito no portal, para um pulverizador Patriot 250, ambos da Case IH.
O mais interessante é que boa parte dos maquinários agrícolas da Case IH já vem equipada com o sistema AFS Connect e estão presentes na Fazenda Conectada.
Confira o vídeo abaixo e saiba como o AFS Connect garante uma gestão total e contribui com a máxima produtividade da agricultura.
Com essa ação, a Case IH reforça o seu compromisso com a gestão agrícola, oferecendo uma linha completa de soluções em máquinas e implementos de última geração, tudo interligado ao AFS Connect. Vale a pena conhecer!
Aproveite para ler este artigo e entender o que é e como funciona o AFS Connect, desenvolvido pela Case IH.
Saiba mais sobre esse tema:AGRICULTURA DIGITAL INOVAÇÃO POR DENTRO DA FAZENDA CONECTADA Sem categoria