Compartilhe nas redes sociais:

Focada no máximo ganho de produtividade, a agricultura brasileira está cada dia mais digital, com operações gerando uma infinidade de dados. Mas, para organizar esse alto volume de informações, ter um sistema operacional agrícola torna-se indispensável.

Cada vez mais comuns, os softwares agrícolas prometem simplificar a gestão de dados da fazenda, aumentando a lucratividade e promovendo resultados mais positivos para o produtor rural.

Entre as vantagens, estes sistemas ajudam no controle da produção, identificam problemas e extraem todo o potencial das máquinas agrícolas e da safra.

Conheça detalhes do funcionamento de um software agrícola, assim como as vantagens do seu uso que contribuem com maiores ganhos de produtividade da fazenda.

 

O que é um software agrícola?

Quando aplicado em fazendas, o software agrícola oferece uma série de vantagens relacionadas à melhor gestão de dados gerados na fazenda.

Os softwares agrícolas facilitam a gestão de toda a operação realizada no campo. Créditos: Case IH

Disponível tanto para computadores quanto para smartphones e tablets, o software agrícola é vital para administrar todas as operações de uma fazenda, sempre com eficiência e total gestão de dados.

Por definição, estes softwares são ferramentas da agricultura digital voltadas para entender os dados e promover melhorias nas atividades realizadas pelo produtor rural. 

Esses recursos proporcionam soluções para a gestão agrícola e controle da produção, permitindo que produtores tenham informações sobre sua lavoura e máquinas a qualquer momento para tomada de decisões rápidas e assertivas.

Um software de gestão agrícola é um sistema que ajuda a cuidar de todas as atividades relacionadas ao sistema de produção, facilitando tarefas e automatizando o máximo de processos.

Este é um sistema que faz o acompanhamento da lavoura em tempo real, processando todas as informações geradas (pelas máquinas, sensores, satélite etc.) e fornecendo diagnósticos e recomendações mais precisos ao agricultor.

 

Por que implementar um software agrícola na sua fazenda?

Quem trabalha no campo entende que os melhores resultados dependem de uma visão ampla e detalhada da fazenda para definir com exatidão o momento certo para plantar, irrigar, aplicar defensivos, irrigar e até realizar a colheita.

Para isso, os agricultores dependem cada dia mais do uso de aplicativos. Afinal, são eles os responsáveis por auxiliar na obtenção, análise e armazenamento das informações.

Quando aplicado em fazendas, o software agrícola oferece uma série de vantagens relacionadas à melhor gestão de dados gerados na fazenda.

Os softwares agrícolas melhoram a comunicação e oferecem dados para tomadas de decisão mais assertivas. Créditos: Case IH

Essa é uma ferramenta que tem impulsionado cada vez mais o crescimento de empreendimentos agrícolas, seja para gerenciar as atividades desenvolvidas no campo, seja para gerenciar o uso de insumos da propriedade.

Assim, ao implementar um software agrícola na sua fazenda, suas informações estarão todas no mesmo lugar e serão apresentadas de forma bem claras. Com isso, é possível ter a noção de tudo que é realizado na propriedade, garantindo o controle total das operações.

Além disso, ao controlar todo o processo, você tem a possibilidade de usar dados para identificar a produtividade de cada talhão, fazendo com que o planejamento consiga ser feito de uma forma mais exclusiva para cada área dentro da fazenda.

Com essa ferramenta você conseguirá também otimizar as comunicações internas e externas da sua fazenda, coletar dados relevantes para a gestão de toda a fazenda, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Aproveite para acompanhar o bate-papo de Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América Latina, com Antônio Camarotti, CEO da Forbes, sobre o futuro da agricultura digital e a importância dos dados nesse contexto.

 

Vantagens da adoção de um software agrícola

Desde que surgiu, a agricultura digital integra diversas demandas e procedimentos da cadeia produtiva a partir de ferramentas tecnológicas. Para maior eficiência dessas ferramentas, ter um software agrícola é essencial.

Quando investe nessa solução, produtores rurais buscam aumento da sua lucratividade e rentabilidade. Também buscam benefícios competitivos, que possibilitam um maior gerenciamento de seus custos.

Dessa forma, as principais vantagens da adoção do software agrícola da fazenda são:

  • Gera informações precisas e rápidas

Sua fazenda só irá prosperar quando ela tiver informações completas e detalhadas. Cabe ao software agrícola manter os dados sempre atualizados, permitindo tomadas de decisão mais efetivas e possibilitando ajustar gargalos produtivos.

A cadeia operacional também fica mais integrada, garantindo que todos os setores se comuniquem com facilidade, favorecendo a correção de erros e deixando todos no mesmo caminho.

  • Otimiza processos

Ao levantar informações relevantes sobre a área plantada e sobre o uso de máquinas agrícolas e insumos, é possível saber quais os processos que desperdiçam muito, permitindo correções para atingir os objetivos do negócio.

Isso evita que a aplicação de defensivos e fertilizantes seja realizada de forma desnecessária, reduzindo custos e desperdícios com estes insumos e com combustível. 

  • Permite um controle financeiro completo

A gestão financeira é um dos maiores desafios de todo produtor rural. Com um software agrícola essa demanda é solucionada. Há ótimos programas que podem atuar nessa frente, auxiliando nos seguintes processos:

  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Elaboração do fluxo de caixa e de demandas financeiras estratégicas, como custos por hectare e por unidade produtiva, retorno sobre o investimento etc.;
  • Gestão fiscal das operações da fazenda, a fim de mantê-la de acordo com as obrigações do fisco, como apuração de tributos e envio de declarações;

Outro diferencial destes softwares é a apuração de resultados. Com ela, você controla os seus gastos e coleta informações valiosas para definir o momento ideal para comprar insumos ou vender a produção.

  • Oferece maior segurança financeira da safra

Os softwares agrícolas geram muitos relatórios. Com eles, há a possibilidade de montar um plano estratégico a fim de planejar e identificar gastos desnecessários, corrigindo-os e estabelecendo a margem de lucro ao final da colheita.

Esses sistemas ainda vão oferecer informações para mostrar ao produtor a melhor hora para adquirir insumos, bem como oferecer apoio técnico para realizar ou não determinados investimentos.

  • Identificar a produtividade dos talhões

No âmbito agronômico, o software agrícola utilizará dados de máquinas e sensores para identificar a produtividade dos talhões, comparando cada área. 

Assim, é possível obter maior clareza sobre o volume necessário de fertilizantes, irrigação e defensivos para conseguir os melhores resultados em cada talhão, como o aumento da produção e a redução de custos.

  • Ganho em competitividade

O aumento da concorrência é muito evidente no agro. Se manter atualizado frente às mudanças do mercado é essencial para garantir um crescimento mais sustentável do negócio.

Por isso, a agilidade na tomada de decisão é fundamental e só pode ser alcançada com o uso de ferramentas agrícolas de gestão, que, além de automatizar processos, permite com que você tome decisões ágeis e assertivas, aumentando o poder de competitividade.

 

AFS Connect: o sistema de gestão da Fazenda Conectada

Como você viu, as ferramentas tecnológicas auxiliam no dia a dia de produtores rurais. Na Fazenda Conectada, muitas são essas ferramentas, tais como sistemas de telemetria, piloto automático, drones, estações meteorológicas e sensores diversos.

Para gerenciar a infinidade de dados gerados nas operações da Fazenda Conectada, a Case IH adota o AFS Connect (Advanced Farming System). Essa é uma plataforma tecnológica usada para acompanhar a performance de atividades nos seguintes âmbitos:

  • Monitoramento de frota;
  • Gestão agronômica;
  • Gerenciamento de dados.

 

Quando aplicado em fazendas, o software agrícola oferece uma série de vantagens relacionadas à melhor gestão de dados gerados na fazenda.

AFS Connect. O sistema de gestão agrícola da Case IH. Créditos: Case IH

Assim, em um cenário de digitalização do agro, a Case IH reforça o seu compromisso com a eficiência da gestão, oferecendo uma linha completa de soluções tecnológicas, máquinas agrícolas e implementos de última geração, tudo interligado ao AFS Connect e todas suas funcionalidades.

As máquinas do futuro já são realidade e a gestão delas dependem cada vez mais de um software agrícola completo, capaz de aliar competitividade produtiva com eficiência operacional. 

 

Aproveite este conteúdo e veja qual é o papel da agricultura digital na produção agrícola moderna.

Saiba mais sobre esse tema:
Compartilhe nas redes sociais: