As inovações tecnológicas são fundamentais para maiores produtividades da agricultura. As máquinas agrícolas são um grande exemplo disso. Elas estão mais modernas, versáteis, conectadas e são grandes contribuidoras para o aumento da produtividade.
Tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores e demais máquinas agrícolas são peças-chave da agricultura moderna. Essas máquinas realizam suas tarefas com versatilidade, eficiência e precisão.
E não há melhor lugar para aplicar, testar e validar essas soluções do que a Fazenda Conectada. Esse é um ecossistema completo de agricultura digital que reúne todas as soluções da Case IH em uma fazenda real, com produtividade real.
Confira quais são as máquinas agrícolas da Case IH utilizadas na Fazenda Conectada, cada uma com suas funcionalidades e benefícios.
Máquinas agrícolas são peças-chave na agricultura moderna
Peças-chave da agricultura, as máquinas agrícolas utilizam tecnologias cada vez mais modernas para aumentar a agilidade e a rentabilidade das atividades realizadas em campo.
Com o advento da automação e da conectividade, decorrentes da agricultura digital, essas máquinas exercem diversas atividades no campo, proporcionando produtividade, precisão e agilidade às operações.
Para maior eficiência, há máquinas agrícolas para cada operação. Existem modelos que preparam o solo (tratores), realizam a semeadura (semeadoras), o plantio (plantadeiras) e a aplicação de adubos e fertilizantes (pulverizadores).
Mais modernos, estes maquinários vêm de fábrica equipados com sensores e dispositivos que geram dados e mapas enquanto realizam as operações.
Máquinas agrícolas: essenciais em todas as etapas do sistema
Na agricultura moderna, a frota de máquinas agrícolas une o que há de mais robusto e tecnológico da marca para alcançar o máximo de produtividade e gerenciar, em tempo real, todas as operações, do preparo do solo à colheita.
Conheça a seguir os principais tipos de máquinas agrícolas utilizadas em qualquer outra fazenda:
Trator
Tratores conectados Case IH. Créditos: Case IH
Dentre as máquinas agrícolas mais utilizadas no campo, o trator é a mais comum, principalmente pela sua versatilidade. Ele pode ser utilizado para realizar trabalhos em diferentes momentos, como aragem, descompactação do solo, transporte e reboque de cargas.
O trator é também utilizado para a conexão de implementos, como arados e grades, o que aumenta sua funcionalidade dentro de uma fazenda.
Há diferentes tratores disponíveis, que vão variar de acordo com a potência, transmissão, torque e tecnologia embarcada. Contam também funcionalidades que aumentam sua precisão e a segurança do operador, como sistema hidráulico, GPS e demais inovações.
Plantadeira
As plantadeiras agrícolas são modernas máquinas projetadas para depositar as sementes no solo. Elas ajudam a obter os melhores resultados no campo com melhor plantabilidade, maior autonomia e maior disponibilidade.
Este é um equipamento que pode ser conectado a softwares de agricultura digital, que permitem que a operação seja toda mapeada, possibilitando gerar Mapas de Plantio e de População de Sementes.
Pulverizador
Essa é uma máquina agrícola que permite a aplicação de defensivos agrícolas na lavoura, como inseticidas, herbicidas e fungicidas. Seu grande objetivo é aplicar produtos capazes de proteger as culturas da infestação de pragas, plantas daninhas e doenças.
Com piloto automático, corte automático de seções e controle de taxa, todo bom pulverizador pode ser usado em diversos tipos de cultura, permitindo aplicações em baixa vazão com alta precisão.
Colheitadeira
A colheitadeira é, dentre as máquinas agrícolas, o equipamento que mais tem evoluído. Como o próprio nome indica, ela é usada durante a fase mais esperada pelo agricultor: a colheita da lavoura.
Para isso, essa máquina usa modernas tecnologias para tornar o processo de colheita mais rápido, preciso e com o mínimo de desperdício.
Na colheita de soja e milho, a colheitadeira tem a capacidade de debulhar e limpar os grãos, entre outras funções.
Máquinas agrícolas Case IH: unindo produtividade, eficiência e conectividade
A Fazenda Conectada é, como já salientado, um ecossistema completo de agricultura digital, onde todo o portfólio de máquinas agrícolas da Case IH é colocado à prova e validado em situações reais como em qualquer fazenda.
Com isso, é possível acompanhar toda a evolução dos tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras da marca, além de testar as próximas tecnologias e analisar os resultados dessa inovação que permite a gestão em tempo real e de forma remota para a nova geração do agro no Brasil.
Ao empregar suas inovações, a Case IH mostra que é possível aumentar a eficiência e a produtividade para planejar o crescimento da atividade.
A frota da Fazenda Conectada Case IH une o que há de mais robusto e tecnológico para que o produtor rural possa estar no controle da produtividade.
Entre os modelos de máquinas agrícolas Case IH adotadas na Fazenda Conectada se destacam os tratores da linha Steiger, Puma e Magnum.
De forma geral, estes são tratores projetados para oferecer um sistema de mecanização agrícola completo, aliando rendimento operacional com o máximo em eficiência. Também oferecem versatilidade para todo tipo de aplicação dentro da fazenda, mesmo em condições severas e nas aplicações mais pesadas de plantio ou preparo do solo.
Recentemente, a Case IH lançou uma nova versão do seu trator mais famoso: o Magnum. Assista o vídeo abaixo e confira o novo Magnum Black Limited Edition, da Case IH:
As plantadeiras utilizadas na fazenda são os modelos Easy Riser e Fast Riser. Com precisão de ponta a ponta, essas máquinas possuem alto rendimento, ótima disponibilidade e melhor plantabilidade, cobrindo mais hectares por dia e garantindo a qualidade da safra mesmo em janelas mais curtas.
No vídeo abaixo você pode conferir mais detalhes da plantadeira Case IH:
Os pulverizadores utilizados na Fazenda Conectada também são muito eficientes e referência em produtividade. Equipados com a mais alta tecnologia de aplicação, os modelos Patriot 250 e Patriot 350 apresentam melhor uniformidade e são extremamente eficientes.
Por fim, as colheitadeiras Axial-Flow Série 150 e Axial-Flow Série 250 Automation são usadas com muita eficiência na Fazenda Conectada, elevando o patamar da produção e garantindo a qualidade da colheita.
Essa nova linha de colheitadeiras é indicada para todo perfil de produtores, que dia após dia buscam aumentar o profissionalismo em seus negócios.
Estrutura completa com foco na agricultura digital
Fazenda Conectada Case IH. Créditos: Case IH
Para reunir suas soluções conectadas e mais eficientes, a Case IH se orgulha de ter uma das primeiras fazendas do país com estrutura completa para efetivar todo o potencial da agricultura digital no país.
100% conectada, a fazenda contará com máquinas inteligentes, dados gerados por sensores, Big Data e Data Analytics. Essas tecnologias atuam dentro do conceito de agricultura digital, com ganhos de eficiência, produtividade e sustentabilidade no negócio.
Além de toda a frota de máquinas, conexão 4G e demais tecnologias, todas as operações na fazenda serão monitoradas pelo AFS Connect Center.
Este é o novo centro de monitoramento da marca, instalado na fábrica de Sorocaba (SP) e também em diversas concessionárias da Rede Case IH, que concentra todas as informações geradas por suas máquinas e equipamentos.
Os técnicos da Case IH que trabalham no AFS Connect Center têm essas informações em mãos e se comunicam com o produtor para garantir uma maior assertividade do plantio à colheita.
Assim, com a conectividade, todas as máquinas agrícolas e soluções avançadas da Case IH, o produtor verá, em uma fazenda real, todos os benefícios do aumento da produtividade, assim como da capacidade de produção e da gestão.
Continue acompanhando as atividades da Fazenda Conectada e veja como a união entre máquinas agrícolas e a conectividade contribuem com o avanço da produtividade agrícola.
Saiba mais sobre esse tema:AGRICULTURA DIGITAL INOVAÇÃO POR DENTRO DA FAZENDA CONECTADA