Em uma fazenda, a colheitadeira é um dos maquinários mais importantes, ajudando produtores que desejam ter resultados expressivos em sua produção. Essa máquina leva maior eficiência à etapa de colheita em grandes lavouras, principalmente grãos.
Essa máquina não tem a função de elevar a produtividade nem a qualidade do grão, mas é essencial para reduzir desperdícios e consequentemente aumentar a rentabilidade.
Neste cenário, a Case IH está desenvolvendo máquinas cada dia mais tecnológicas, modernas e inteligentes, levando o máximo de eficiência a essa etapa tão essencial para elevar o patamar de sistemas produtivos.
Conheça as principais colheitadeiras da Case IH, assim como suas características que ajudarão você a garantir a máxima eficiência da sua colheita.
O que é uma colheitadeira de grãos?
Colheitadeira de grãos. Responsável por várias etapas que aumentam a eficiência dessa etapa essencial. Créditos da imagem: Case IH
Em linhas gerais, toda colheitadeira é definida como uma máquina projetada para garantir a eficiência da colheita em grandes lavouras, considerado essencial para maiores produtividades da atividade.
Este maquinário possui uma série de sistemas que exercem atividades relacionadas especificamente à colheita como corte, trilha, separação e limpeza. Todas as funções juntas resultam no processo conhecido como colheita.
Assim, quando bem conduzida, uma boa colheitadeira de grãos consegue, dentre outros benefícios:
- Agilizar a operação;
- Reduzir os custos;
- Aumentar a rentabilidade de grandes lavouras.
Ou seja, saber como escolher uma colheitadeira corretamente, significa aumentar a rentabilidade e a eficiência dessa etapa tão essencial para o sucesso produtivo de uma lavoura.
Colheita eficiente gera ganhos essenciais para todo o sistema de produção
Quando um empresário rural opta por uma colheitadeira tecnológica e inteligente, ele naturalmente estará levando maior facilidade à rotina dessa etapa tão importante e, por consequência, pode ser mais assertivo na operação realizada
Mas, além de levar maior agilidade para toda a operação, reduzir os custos e aumentar a rentabilidade, uma colheitadeira mais moderna também auxilia no planejamento da próxima safra.
Isso ocorre porque as tecnologias embarcadas nestas máquinas, como sensores de umidade, de produtividade, temperatura e perdas de grãos geram uma série de dados importantes, que contribuem para o planejamento do plantio seguinte.
Estes sensores permitem, por exemplo, identificar qual área é menos produtiva, para posteriormente adotar um controle da taxa variável de adubação a ser feito na hora do plantio, proporcionando uma próxima safra com produtividade mais uniforme.
A distribuição uniforme da palhada realizada pela colheitadeira também proporciona melhor condição do solo, favorecendo a germinação da planta.
Além disso, as modernas colheitadeiras presentes no mercado, principalmente a Axial-Flow, da Case IH, entrega baixas perdas, grãos limpos e com alto nível de qualidade, essencial para quem colhe grãos para produção de sementes.
Principais máquinas da Case IH para uma colheita de grãos muito mais eficiente
Só quem criou o sistema Axial pode fazer a melhor colheitadeira do mercado. E é exatamente por isso que a Case IH vem liderando o mercado mundial de colheitadeiras, levando o máximo de inovação para a colheita de grãos no mundo todo.
Equipadas com o sistema Axial-Flow, as colheitadeiras da Case IH são reconhecidas pela elevada qualidade da colheita de grãos e excelente produtividade, independentemente das condições em que elas são colocadas.
Entre os modelos de colheitadeiras oferecidos para o Brasil pela Case IH, merecem destaque as séries Axial-Flow 150 e a Axial-Flow 250 Automation.
Axial-Flow 150
Axial-Flow 7150 Case IH. Créditos da imagem: Case IH
A Série de Colheitadeiras 150, da Case IH, foi estruturada para atender com excelência todos os perfis de produtores de grãos que desejam profissionalizar ainda mais seus negócios.
Esta linha de colheitadeiras eleva o patamar da produção agrícola com seus modelos: 4150, 5150, 6150 e 7150 que ainda apresentam diferentes versões.
As colheitadeiras da Série 150 oferecem ao produtor o melhor sistema de colheita do mercado, com melhorias em componentes fundamentais.
Isso garante mais produtividade, maior disponibilidade com baixo custo, melhor qualidade de colheita, simplicidade e conforto operacional em qualquer condição.
Como principais características, essa série de colheitadeiras garante:
- + 60% a capacidade de tração;
- Maior capacidade de carga, com um aumento de 18%;
- Menor custo na realização da manutenção preventiva;
- Novo sistema de acionamento de descarga;
- Simplicidade operacional, com uma maior servicibilidade;
- Novas luzes de LED que garantem uma visibilidade noturna 3x melhor
Oferece ainda o novo sistema AFS™ Case IH. Esse sistema representa uma extensa gama de soluções orientadas ao operador que ajudam o gestor a cultivar e gerenciar seus campos com mais eficiência, controle, produtividade e precisão.
As soluções AFS Case IH são fáceis e intuitivas de usar e integram-se perfeitamente às colheitadeiras Axial-Flow® Série 150.
Axial Flow 250 Automation
Colheitadeira Axial-Flow 9250 Case IH. Créditos da Imagem: Case IH
As novas colheitadeiras Axial-Flow Série 250 Automation, da Case IH, são equipadas com o AFS Harvest Command.
Esse é um sistema inteligente que se autorregula por meio de vários sensores que equipam essa colheitadeira, com quatro modos de colheita, proporcionando até 30% a mais de produtividade.
Com isso, as operações se tornam mais simples, enquanto a motorização da nova geração apresenta maior potência e menor consumo de combustível.
Essa colheitadeira possui inteligência artificial e uma automação real, que garantem:
- Melhor qualidade dos grãos;
- Maior capacidade operacional;
- Maior conforto e mais agilidade;
- Mais potência com menor consumo;
- Desempenho superior com mais robustez;
- Automação de verdade e até 30% mais produtiva.
Dessa forma, a nova colheitadeira Axial-Flow Série 250 Automation possui como grandes diferenciais:
- Mais Produtiva e inteligente
Uma vez calibrada a máquina executa, de forma inteligente, até 1.800 intervenções diárias, com objetivo de extrair o ponto ótimo para cada situação na colheita.
O coração desta revolucionária tecnologia são os 16 sensores de monitoramento, que controlam até 6 sistemas, garantindo autonomia de controle de 86% do industrial da colheitadeira.
- Potente e robusta
Seus novos motores eletrônicos com tecnologia FPT apresentam melhor desempenho com até 634 cv de potência máxima. Sua nova transmissão automática apresenta velocidades variáveis que preservam os grãos e evitam desgaste.
Por fim, o seu exclusivo sistema CVT entrega mais agilidade sem perdas de potência durante a operação.
- Oferece melhor performance de corte
Disponíveis nos tamanhos de 30, 35, 40 e 45 pés, a nova geração da Draper TerraFlex 4F desta colheitadeira conta com sistema exclusivo de cópia de solo.
Mais robustas, as plataformas de corte de grãos são equipadas com o novo sistema de air bag na seção central, que garante mais agilidade e maior durabilidade na caixa de navalhas.
Por fim, essa série conta com esteira única central com um novo sem-fim de alimentação, novos rolamentos e motores hidráulicos que apresentam mais capacidade de carga.
Aproveite para assistir o quinto episódio da websérie da Fazenda Conectada Case IH e confira todas as inovações e tecnologias utilizadas durante a etapa de colheita.
Assim, essas duas séries de colheitadeiras são reconhecidas pelo elevado desempenho, alta qualidade dos grãos e excelente produtividade em todas as condições. Vale a pena conhecer.
Confira todas as inovações apresentadas na Fazenda Conectada Case IH. Clique aqui e continue acompanhando nosso blog.
PRODUTIVIDADE