Na agricultura atual, novas tecnologias estão surgindo e ajudando o produtor rural a aumentar sua produtividade e reduzir custos. E para alcançar ótimos resultados da lavoura, é preciso usar as melhores soluções tecnológicas na etapa de plantio.
Quando usada na etapa de plantio, a tecnologia favorece as ações e aumenta a precisão, evita desperdícios, otimiza recursos e maximiza o potencial de produtividade e a sustentabilidade.
E, nada melhor do que conhecer as soluções relacionadas à agricultura digital que foram implantadas na Fazenda Conectada Case IH para entender a importância da tecnologia no plantio.
Nessa fazenda modelo, a tecnologia e a conectividade se fazem totalmente presentes nesta importante etapa do cultivo.
Soluções tecnológicas na etapa de plantio: ganho em produtividade e eficiência
Soluções tecnológicas e conectividade: Grandes aliadas da produtividade do plantio. Créditos: Case IH
A busca pela produtividade agrícola é uma necessidade recorrente por muitas razões. Cabe a ela a responsabilidade de fornecer mais alimentos sem comprometer o meio ambiente, o mercado de trabalho e a renda do produtor.
E, independente da cultura, o ganho em produtividade depende de uma etapa de plantio muito bem feita. Para isso, novos métodos, técnicas e tecnologias dão ao agronegócio a chance de aumentar a produção e manter a sustentabilidade da fazenda a longo prazo.
Assim, a melhor forma de estimular a produtividade e a eficiência da etapa de plantio é investir na combinação de técnicas de gestão e tecnologias digitais.
É dever das tecnologias na etapa de plantio:
- Obter o máximo de cada hectare plantado, com excelente aproveitamento do solo;
- Otimizar o uso de insumos, principalmente sementes;
- Permitir ótima germinação e desenvolvimento das plantas;
- Reduzir os impactos ambientais da atividade;
- Projetar as expectativas de colheita;
- Permitir o trabalho noturno com eficiência e segurança
Além disso, a agricultura digital tem a grande responsabilidade de coletar e gerar um grande volume de dados, permitindo que agricultores, agrônomos e gerentes da fazenda consigam tomar decisões muito mais assertivas e, na maioria dos casos, em tempo real.
4 soluções tecnológicas mais utilizadas na etapa de plantio
Conceitos ainda novos na vida de todo tipo de produtor rural, o uso de tecnologias baseadas na agricultura digital e na agricultura de precisão são essenciais para maior produtividade da etapa de plantio.
Neste contexto, a eficiência da etapa de plantio depende do uso das seguintes soluções tecnológicas:
1 – Piloto automático
Pilotos automáticos são fundamentais para o sucesso do plantio. Eles auxiliam na diminuição da compactação do solo, com consequente redução dos danos à lavoura.
Essa tecnologia permite que a operação de plantio ocorra com o máximo de precisão, já que o deslocamento das máquinas ocorre sempre como o planejado por agrônomos e gestores da fazenda e com base em mapas previamente gerados.
Essa tecnologia é uma grande aliada do produtor, permitindo que ele acompanhe o desempenho da máquina e do operador. Por consequência, o terreno é mais bem aproveitado, e o tráfego sobre as linhas do cultivo é reduzido.
Além disso, o piloto automático permite ajustar imediatamente algum ponto que porventura não esteja sendo realizado da forma correta. Ele tem a capacidade de ajustar a velocidade de plantio e a taxa ideal de lançamento de insumos e sementes.
2 – Telemetria
Basicamente, a telemetria é caracterizada pelo processo de coletar e armazenar dados de equipamentos, veículos e máquinas utilizados no agronegócio.
Na etapa de plantio, a telemetria permite rastrear em qual unidade produtiva ou em que área determinado veículo está. Permite também identificar se as máquinas estão ou não ligadas e realizando as tarefas necessárias.
Da mesma forma que acontece com o piloto automático, a telemetria fornece os dados necessários para que uma análise seja feita de forma recorrente, resultando em melhorias contínuas durante toda a janela de plantio.
Com a telemetria, os impactos e os gastos com equipamentos diminuem, principalmente por ela ajudar na redução do consumo de combustíveis.
Além disso, com a boa gestão do plantio, o agricultor passa a ter total controle dessa etapa, ajudando-o no planejamento e fazendo com que os processos sejam realizados de forma assertiva, aumentando a produtividade.
3 – Controle do corte de seção e taxa variável
Durante o plantio, o espaço entre as sementes é fundamental para uma boa germinação e um crescimento mais uniforme da cultura.
Para isso, o controle de largura de faixa de plantio é uma prática bastante eficaz, pois trata-se da disposição das culturas em faixas de largura variável, dividindo-as em seções. Neste caso, a solução tecnológica do controle de seção e taxa variável adquire grande importância.
Cabe a essa tecnologia, instalada nas máquinas que realizam a semeadura, promover o desligamento da seção quando ela passar por uma linha de plantio onde já houve a aplicação da semente.
Para isso, há o uso de sensores que gerenciam de forma inteligente a área a ser plantada, gerando informações precisas à plantadeira e ao operador.
4 – Máquinas agrícolas conectadas
Por fim, todo o aparato tecnológico atualmente utilizado em máquinas agrícolas depende, cada vez mais, de conectividade para a transmissão e o recebimento de dados e informações em tempo real.
Assim, é cada vez mais comum as fazendas instalarem sistemas de conectividade, garantindo conexão total entre máquinas e sistemas.
O mais interessante é que tudo isso pode ser visualizado, testado e aperfeiçoado, de forma totalmente prática, na Fazenda Conectada.
Projeto inovador da Case IH, a Fazenda Conectada é um ecossistema completo de agricultura digital que levará conectividade para toda a região, além das mais modernas soluções tecnológicas, desde drones até máquinas totalmente conectadas.
Na fazenda, todo o portfólio de máquinas e soluções da Case IH e de seus parceiros é colocado em prática. Elas apresentam um pacote tecnológico completo, baseado em uma plataforma que gerencia agronomicamente toda a propriedade.
Na etapa de plantio, todo o aporte tecnológico das máquinas permite:
- Integrar dados coletados por máquinas e demais sensores;
- Aumentar a produtividade da lavoura, já que a germinação será mais uniforme;
- Utilizar imagens diárias de satélites da lavoura e dados do trator.
Todos estes avanços ajudam o produtor a entender o que acontece na etapa de plantio sempre em tempo real e a intervir no local e momento corretos, sempre quando houver a necessidade.
Importante ressaltar também que todo esse aporte tecnológico é fundamental para todo o planejamento de plantio e preparo de solo, que ocorrem na etapa de pré-plantio, como podemos acompanhar no Episódio 2 da Websérie da Fazenda Conectada Case IH.
Dentro do portfólio de máquinas e implementos da Case IH utilizados na Fazenda Conectada, o trator Magnum AFS Connect e a linha de plantadeiras Case IH merecem destaque, como melhor você irá acompanhar a seguir.
Máquinas Agrícolas Case IH: Garantem maior performance e eficiência para o plantio
Para que o plantio ocorra sem intercorrências e com o máximo de eficiência, todo produtor rural deve ter como aliado todo o portfólio de máquinas e implementos Case IH. E, a melhor opção para produtores é o conjunto Trator Magnum AFS Connect e a plantadeira Fast Riser 6100.
Conjunto Magnum AFS Connect e Plantadeira Fast Riser 6100. Créditos: Case IH
O novo Magnum AFS Connect tem a melhor tecnologia embarcada. Isso garante a ele fazer a operação de plantio com o máximo de exatidão e eficiência.
Este modelo é inovador em todos os aspectos operacionais, principalmente com sua moderna mecânica. Mas, este é um trator que já nasceu conectado, permitindo total integração com demais sistemas digitais da fazenda.
Essa linha de tratores estabelece novos parâmetros sobre o que a conectividade e a produtividade podem oferecer ao plantio.
Com o sistema AFS Connect, você consegue monitorar remotamente o seu trator, gerenciando intervenções a distância, otimizando o tempo e maximizando os resultados.
Acoplado ao trator Magnum, a linha de plantadeiras Easy Rider 6100 é a melhor opção. Ela nasceu para revolucionar o plantio em larga escala com precisão de ponta a ponta.
Plantadeira Fast Riser 6100: Créditos: Case IH
Essa plantadeira está disponível em versões de 27 a 61 linhas, em 3 ou 5 seções. Todas essas versões oferecem emergência das plantas totalmente uniforme, devido ao sistema patenteado de distribuição de peso nas asas.
Com toda essa tecnologia, a Fast Riser cobre mais hectares por dia e garante alta produtividade, mesmo diante das janelas de plantio cada vez mais curtas.
Dessa forma, um plantio mais tecnológico e digital implementado por máquinas, processos e sistemas, garante uma operação que pode ser acompanhada em tempo real.
Todas essas soluções tecnológicas garantem maior aproveitamento da área plantada, acompanhamento constante da operação de plantio e um significativo ganho de produtividade na mesma unidade de tempo.
Acesse o Blog da Fazenda Conectada e conheça todas as soluções tecnológicas que permitem uma melhor operação dentro da agricultura.
Saiba mais sobre esse tema:PRODUTIVIDADE