Compartilhe nas redes sociais:

Você sabia que durante todo o período de pandemia, 37% dos produtores rurais brasileiros passaram a adotar o meio digital como forma de gerenciamento de suas propriedades rurais? Esse número comprova a revolução em conectividade que o setor vem passando nos últimos anos.

conectividade

Conectividade no agronegócio elevando a atividade a um novo patamar. Créditos: Case IH

Na atualidade, além de máquinas mais produtivas e manejos específicos, a conectividade é um dos elementos de infraestrutura essenciais para que possamos conduzir a nova agricultura, ou como chamamos, a agricultura 4.0.

No agro, a conectividade é a melhor forma para obter melhores resultados em produtividade, com redução de custos com combustíveis e insumos e otimização de tempo, pois permite utilizar todas as possibilidades oferecidas pelos maquinários agrícolas.

Diante deste cenário, ajudaremos você a entender a importância da conectividade, além de conhecer os 5 principais benefícios do seu uso dentro do agronegócio.

Conectividade: Elemento estrutural do agronegócio

O agronegócio está cada dia mais tecnológico. A prova disso está no portfólio de soluções que o mercado oferece que vai de máquinas agrícolas cada vez mais modernas – algumas saem de fábrica com automação total, controlado por inteligência artificial – a sementes geneticamente modificadas e ferramentas de gestão e monitoramento de frotas mais sofisticadas e precisas.

Mas, a grande maioria destas tecnologias e inovações utilizadas no agro depende cada vez mais de uma infraestrutura central: a Conectividade!

A conectividade é vista por muitos especialistas como o principal lubrificante da engrenagem chamada “agronegócio”. Seja pequeno, médio ou grande produtor, a conectividade é a forma pela qual buscamos informação, tecnologia e oportunidades que transformarão os processos e sistemas produtivos.

Mas, além de lubrificar a engrenagem, a conectividade é também um pilar importante na garantia de maior produção de alimentos, sem comprometer o desenvolvimento sustentável. 

De acordo com um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, em 2050, a produção de alimentos mundial deverá aumentar em 70% para que seja possível alimentar os quase 10 bilhões de habitantes que vão compor a população mundial.

Ou seja, o agronegócio precisará produzir mais e melhor e isso depende, necessariamente, de maior capacidade de conectividade no ambiente do campo.

Benefícios da conectividade para o agronegócio

Inúmeras são as ações inovadoras dentro do meio rural que dependem da conectividade, desde a criação de startups inovadoras, utilização da inteligência artificial, melhorias na gestão de modernos maquinários agrícolas e monitoramento de todas as variáveis relacionadas ao setor.

Confira a seguir os principais benefícios da conectividade e entenda por que ela é, e continuará sendo, fundamental para que sua fazenda seja mais produtiva.

1 – Tomada de decisões baseadas em um alto volume de dados

Uma das grandes oportunidades geradas pela conectividade é a possibilidade de coletar e transmitir dados durante as operações, permitindo gerar, dentre outras coisas, mapas durante todas as etapas produtivas de uma safra.

Estes mapas garantirão uma visualização mais detalhada de todas as operações, com seus respectivos manejos e especificações, resultados e relatórios. 

Consequentemente, as máquinas terão a capacidade de operar de forma muito mais otimizada, economizando combustível e usando menos insumos.

Com acesso a essas informações, o planejamento da próxima safra também será feito com base no que funcionou e no que precisa ser melhorado.

Assim, de forma geral, a conectividade ajudará na tomada de decisões mais assertivas, pois serão baseadas no histórico da propriedade e nos dados do momento, e não mais em achismos.

2 – Monitoramento de frota em tempo real

A presença da conectividade nas operações é a melhor forma para viabilizar o acompanhamento das operações dos maquinários em tempo real.

Assim, é possível conferir o desempenho operacional de cada máquina, ajudando a identificar o tempo gasto nas operações e o retrabalho. Consequentemente, há redução de custos e menores desperdícios, que impactam na rentabilidade final da safra. 

3 – Acompanhe resultados em tempo real e à distância

O investimento em conectividade do agronegócio permite que administradores da fazenda monitorem sua lavoura onde e quando for preciso, tudo na palma da mão. Basta ter um sistema de gestão, como o AFS Connect Case IH, que reúne em um só lugar as principais informações sobre o cotidiano da sua lavoura.

conectividade

AFS Connect: Otimização das operações a campo, gerando maior produtividade e redução de custos. Créditos: Case IH

Ou seja, enquanto a máquina conectada opera no campo, é possível conferir tudo à distância. Isso assegura maior qualidade operacional e permite maior controle do que está acontecendo e assertividade na tomada de decisões.

4 – Maior rastreabilidade das operações, melhorando a imagem do agro

De fato, muitos serão os ganhos com a chegada da conectividade ao campo, tanto que muitos especialistas acreditam que este é um dos assuntos mais relevantes para elevar a imagem do agronegócio brasileiro, principalmente em relação à sustentabilidade. 

Isso ocorre porque, por meio da conectividade, teremos a capacidade de garantir a rastreabilidade dos alimentos que produzimos.

Cabe à conectividade tornar a produção rastreável, não só para comunicar que o agro é sustentável, mas para provar que ele é feito sob as condições de sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A conectividade também beneficia todos ao redor de fazendas. Um exemplo é a Fazenda Conectada, localizada em Água Boa-MT, como exemplificou Leandro Conde, responsável pelo Marketing Tático da Case IH.

A Case IH estima que a chegada da conectividade em Água Boa-MT trouxe benefícios para 16 mil pessoas, 93 propriedades rurais, 21 escolas com cerca de 6 mil alunos e cerca de 13 grandes empresas, que vão usufruir do sinal 4G de excelente qualidade”.

5 – Permite a popularização da agricultura digital

Os avanços tecnológicos no agro estão revolucionando este setor de uma forma expressivamente rápida. A era da Agricultura Digital já chegou ao campo e promete ser a maior aliada na missão de alimentar o mundo em quantidade e qualidade suficientes.

No campo, a agricultura digital está gerando ganhos expressivos em eficiência, principalmente no que diz respeito às práticas de nutrição e proteção das culturas.

No manejo de pragas e doenças, por exemplo, a agricultura digital permite que o agricultor identifique regiões onde há maior e onde há menor necessidade de aplicação de defensivos.

Mas, para que todas as tecnologias e ferramentas de agricultura digital funcionem na totalidade de sua capacidade, é fundamental oferecer conexão a elas, reforçando a importância da conectividade para o agronegócio.

Fazenda Conectada Case IH: Mostra a real importância da conectividade agrícola

Vimos anteriormente muitos dos benefícios da conectividade para o agronegócio, mas melhor do que falar é mostrar, e é isso que a Fazenda Conectada – caracterizada como um inovador projeto da CASE IH em agricultura digital e conectividade – pretende fazer!

conectividade

Fazenda Conectada Case IH: Um amplo espaço para desenvolver a agricultura digital e conectividade para o agronegócio. Créditos: Case IH

A Fazenda Conectada tem como grande proposta levar internet de qualidade e conectividade para o município de Água Boa (MT) e, a partir disso, mostrar todos os benefícios das máquinas conectadas para o agronegócio.

Para Renato Ruy, Coordenador de tecnologias digitais da Case IH, a Fazenda Conectada terá a função de tornar a conectividade mais tangível para todos. “Por meio da Fazenda Conectada, o produtor rural conseguirá conhecer na prática os benefícios da conectividade e tudo que ela já pode oferecer e viabilizar para o campo”.

Dessa forma, o projeto da Fazenda Conectada vem trazendo eficiência operacional ao produtor em muitas de suas necessidades. 

Traz também uma eficiência muito maior na gestão de custos da fazenda, podendo ser replicado em qualquer fazenda que tenha conectividade, como explica Ruy.

Via conectividade no campo, todas as fazendas poderão ter uma visibilidade de seus custos muito mais eficiente, fato este que permite um planejamento financeiro muito melhor”.

Para entender o que é a Fazenda Conectada e toda a inovação nela presente, vale conferir o episódio 1 da Websérie da Case IH.

Por fim, é importante salientar que o Brasil é considerado, pela Case IH, como um campo de testes e a Fazenda Conectada representa, hoje, o alicerce capaz de gerar inovação para o agronegócio brasileiro e mundial.

Aproveite para conhecer a Fazenda Conectada e todas as tecnologias que vão ajudar a redefinir os limites da produtividade no campo.

Saiba mais sobre esse tema:
Compartilhe nas redes sociais: