CONECTIVIDADE

Tratores agrícolas na Fazenda Conectada: Tecnologia e conectividade em harmonia

A agricultura é uma das primeiras formas de trabalho realizadas pelo ser humano. Segundo historiadores, este processo iniciou-se há cerca de 12 mil anos a.C e de lá para cá, evoluiu muito, tendo nos tratores agrícolas os grandes protagonistas.

No campo, os tratores agrícolas desempenham diversas funções, que vão desde arar a terra até as ações de cultivo das lavouras. Já os modelos mais modernos possuem tecnologia embarcada de telemetria que fazem com que o trabalhador deixe de ser apenas um operador do trator e passe a ser um legítimo gerente de operações da máquina.

Para manter o constante aperfeiçoamento e promover melhorias em seus tratores, a Case IH está realizando testes reais na Fazenda Conectada, projeto idealizado pela Case IH, em parceria com a TIM, para mostrar aos produtores todos os benefícios da Conectividade, em um ambiente real, através de um ecossistema completo de agricultura digital, em Água Boa/MT.

tratores agrícolas

Tratores Conectados – Fonte: Case IH 

Para conhecer os tratores agrícolas utilizados na Fazenda Conectada, convidamos Lauro Rezende, Especialista de marketing de produtos/Tratores da Case IH. Com sua experiência, ele apresentará quais são estes tratores e as soluções que contribuem para aumentar a eficiência.

 

Conectividade: foco da Fazenda Conectada e presente na linha de tratores da Case IH

A cidade de Água Boa (MT) está vivendo uma transformação que vai redefinir os limites da produtividade agrícola com o inovador projeto da Fazenda Conectada. Este é um projeto que está levando conectividade para toda a região, além das melhores e mais avançadas soluções tecnológicas de Agricultura Digital.

E um dos grandes beneficiados destas soluções em conectividade, segundo Lauro Rezende, são os tratores agrícolas. “A conectividade permite que a fazenda tenha acesso às informações em tempo real. Permite também que elas sejam compartilhadas, monitoradas e gerenciadas de um único ponto centralizado”. 

tratores agrícolas

Conectividade: Essencial para conectar tratores às centrais de gerenciamento – Fonte: Case IH

Com isso, ao invés de ter que se deslocar unidade por unidade ou máquina por máquina, o responsável pelos tratores terá uma central de comando onde é possível enxergar todas as informações em tempo real.

Assim, de forma geral, Lauro Rezende explica que os principais benefícios da conectividade para tratores agrícolas estão baseados em: 

  • Possibilidade de troca de informação em tempo real;
  • Enxergar os parâmetros da máquina, tais como os parâmetros da rotação de motor, temperatura;
  • Permite acompanhar alertas críticos quanto à possíveis problemas;

Além disso, o especialista de marketing de produtos/Tratores da Case IH explica que, com a telemetria, é possível interagir diretamente com o equipamento, sempre em tempo real. 

Com a telemetria, é possível fazer um diagnóstico do trator de forma remota, ou seja, é possível atuar no produto mesmo estando longe da fazenda, o que não era possível de fazer em modelos antigos”, ressalta Rezende. 

 

Tratores Agrícolas Case IH: sinônimo de produtividade

Na agricultura brasileira, a Case IH possui uma grande representatividade. Os tratores desenvolvidos pela empresa têm como propósito oferecer o melhor equilíbrio entre potência, versatilidade, segurança e tecnologia, a fim de garantir o melhor resultado para o produtor rural. 

Por isso, Lauro Rezende ressalta que a Case IH oferece uma completa família de tratores aos agricultores de todo o Brasil. “A família de tratores da Case IH é bastante completa e vai desde tratores com 80 cv a tratores com 620 cv”. 

Essas famílias são divididas quanto ao tamanho e potência: 

 – Tratores agrícolas de menor porte: utilizados para serviços gerais, como abastecimento de plantadeira, pulverização e cultivo;

 – Tratores agrícolas de médio porte: Destinados ao transporte de grãos, cultivo e preparo do solo;

 – Tratores agrícolas de médio e grande porte: Apresentam, como principais atividades, preparo de solo e plantio.

Neste contexto, o especialista explica que quanto maior for o trator, maior é a escala de produção. “Com um trator maior, há a possibilidade de diminuir o número de conjuntos necessários para cobrir uma mesma área”.

Veja esse bate-papo entre os especialistas da Case IH, Lauro Rezende e Gerson Filippini, com os agroinfluencers Aretuza Negri e Andrei Oláh, sobre os tratores conectados Case IH e sobre a nova geração de máquinas em campo.

 

Tratores Agrícolas presentes na Fazenda Conectada

 Na Fazenda Conectada a Case IH utiliza praticamente todas suas famílias de tratores agrícolas, cada uma com suas características e funções. Assim, os tratores presentes na fazenda são:

tratores agrícolas

A linha de tratores Puma é projetada especialmente para oferecer um sistema de mecanização agrícola completo e garantir um grande rendimento operacional à lavoura. 

Essa linha apresenta produtos que vão desde 144 a 234 cv, sendo ideais para produtores de médio a grande porte e que puxam plantadeiras de 11 a 17 linhas, dependendo do modelo”. 

tratores agrícolas

Os tratores Magnum AFS Connect fazem parte da nova geração de produtos que possuem a agricultura digital em seu DNA, combinando tecnologia, resistência e desempenho para alta performance no campo.

As máquinas da linha Magnum são equipadas com o sistema AFS Connect embarcado de fábrica, trazendo um novo monitor AFS Pro 1200, sistema operacional com conectividade 4G, piloto automático de última geração e recursos de suporte à distância. 

Além da conectividade total, a linha Magnum traz um design bastante moderno e uma nova cabine que foi projetada para oferecer o máximo conforto ao operador.

O especialista em marketing de produto/Tratores da Case IH explica que a experiência é a melhor possível no uso dos tratores Magnum. “Via conectividade da máquina, conseguimos enxergar em tempo real todas as informações de plantio, desde a rotação, até o consumo. Com isso conseguimos corrigir uma operação à distância, sem a necessidade de estar na fazenda”.

Essa linha de tratores apresenta produtos que vão dos modelos 260 a 400 e permite puxar uma gama de plantadeiras muito maiores, com variações de linhas.

tratores agrícolas

A família de tratores Steiger conta com seis modelos de tratores (420, 470, 500, 540, 580 e 620), com configurações personalizadas para plantio direto, semeadura, colocação de nutrientes, nivelamento de terra e operações de preparo do solo.

A linha Steiger é representada por máquinas de grande porte, cuja potência dá ao equipamento a capacidade de puxar plantadeiras de até 61 linhas utilizadas na agricultura em larga escala”.

Especificamente para a Fazenda Conectada, Lauro Rezende explica que as linhas Magnum e Steiger possuem características conectáveis, via AFS Connect. “Estas duas famílias saem de fábrica com a tecnologia de telemetria e conectividade já pronta. Já a família Puma, a partir de 2022, oferecerá uma telemetria de fábrica, porém um pouco mais limitada”.  

Além disso, a possibilidade de manutenção remota é, sem dúvidas, a grande vantagem da linha de tratores agrícolas da Case IH. 

Com o AFS Connect, quando o produtor tem um problema a campo, o trator automaticamente aciona um código de falha no centro de controle, permitindo um diagnóstico remoto da falha e até uma ação corretiva à distância. Com isso, a disponibilidade da máquina é um ponto chave da conectividade”, salienta Rezende. 

 

Cuidados com o operador e conectividade: Pontos principais da Fazenda Conectada

Em todo o Brasil, uma das grandes preocupações das fazendas tem relação com a capacitação de operadores. Através da Fazenda Conectada, a meta da Case IH é ajudar o produtor neste ponto.

Hoje em dia, Lauro Rezende explica que o principal ponto da automação de tratores agrícolas é diminuir o erro humano. “O piloto automático facilitará a vida do operador, com ele sendo um gerente de operação dentro da cabine, com a função de apenas monitorar e gerenciar as operações”.

Assim, o sistema utilizado por operadores de tratores agrícolas está muito mais tecnológico, porém bastante intuitivo e de fácil operação.

tratores agrícolas

Facilidade de manuseio. Um dos grandes diferenciais da AFS Connect – Fonte: Case IH

Dessa forma, a ideia da Case IH com a Fazenda Conectada é a de promover a constante evolução de um modelo de gestão, permitindo replicar isso entre clientes de outras regiões, ou seja, é um projeto piloto onde será possível observar os benefícios de tudo que está sendo executado e replicar este conceito.

Com a Fazenda Conectada, a Case IH está desenvolvendo uma solução tecnológica completa e que é capaz de entregar tudo, desde o processo físico da máquina até o controle de dados disponíveis em um único lugar, sem quaisquer adaptações que comprometam a eficiência. 

Com isso, a expectativa é que, em breve, os tratores agrícolas sejam capazes de tomar decisões sozinhos, sem interferência do operador”, ressalta Lauro Rezende.

E o mais importante, o especialista finaliza dizendo que os tratores agrícolas da Case IH são desenvolvidos e produzidos totalmente no Brasil, com mais de 5 mil tratores Magnum já fabricados no país. 

O Brasil é considerado mundialmente como um campo de testes pela própria Case IH, sendo essa uma vitória conseguida ao longo dos anos e a Fazenda Conectada já começa a ganhar importância neste cenário”, comemora.

 

Para conhecer as linhas de tratores agrícolas da Case IH, clique aqui. Você vai se surpreender com tanta qualidade e produtividade.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *