CONECTIVIDADE

Conheça o AFS Connect Center e veja todas suas funcionalidades

afs connect

Central tecnológica da Case IH é responsável pelo monitoramento em tempo real das atividades realizadas no campo

Imagine reunir em um só lugar as principais informações sobre o cotidiano da sua lavoura. E que por meio da conectividade você poderá acessar os dados no seu computador pessoal ou smartphone em tempo real. E se dissermos que esse desejo já é realidade e foi idealizado pela Case IH, ao desenvolver o AFS Connect Center?

Por meio de uma rede tecnológica desenvolvida para identificar e monitorar dados de frotas de máquinas dotadas de conexão digital, o AFS Connect Center ajuda na otimização das atividades, controle de insumos e em uma gestão segura de todas as etapas da produção agrícola.

afs connect

Crédito: Case IH

Antes de mais nada, é válido reforçar que as informações apresentadas neste artigo já são realidade em diversas propriedades rurais do país. Com o crescimento da agricultura digital, a produção nacional vem registrando recordes produtivos consecutivos. 

Essa foi a realidade de 2021, na qual o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) alcançou a marca de R$ 1,129 trilhão. Os números representam um aumento de 10,1% em relação à safra anterior, ainda que o setor tenha vivenciado problemas como a pandemia do novo coronavírus e adversidades climáticas severas. 

Portanto, os ganhos produtivos proporcionados pela agricultura digital já são uma realidade que precisa ser estimulada em todas regiões e culturas, de forma que o país continue a ser protagonista na produção e exportação de alimentos. 

Colaborando com essa meta, a Case IH disponibiliza aos empresários rurais a proposta inovadora do AFS Connect Center. Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre as vantagens de ter sua propriedade totalmente conectada. 

 

O que é AFS Connect Center?

Inicialmente é preciso esclarecer que a tecnologia idealizada pela Case IH, uma das marcas da CNH Industrial, começou com o lançamento do portal AFS Connect. Por meio da plataforma digital, o produtor pode gerenciar e acompanhar todos os processos em tempo real, mesmo que esteja distante da propriedade. 

Sendo assim, o monitoramento abrange a performance da frota no campo, de forma que o responsável tenha conhecimento de qualquer intercorrência, ou ainda, sobre o desempenho do maquinário nas etapas de preparo, plantio e colheita.

A funcionalidade do portal permite ainda, importar ou exportar dados, de modo que uma máquina possa compartilhar com outra, um mapa de aplicação a taxa variável, por exemplo.

afs connect

Crédito da imagem: Case IH

Nesse sentido, os especialistas da Case IH verificaram a necessidade de integrar a conectividade da fábrica com os concessionários, de forma a proporcionar um atendimento ágil e eficiente aos clientes. Com essa perspectiva, foi idealizado o AFS Connect Center, a central de monitoramento da Case IH.

Assista ao vídeo a seguir e conheça todas as possibilidades oferecidas pela central que está revolucionando o gerenciamento das atividades agrícolas.

 

CONHEÇA O AFS CONNECT (vídeo)

 

Monitoramento: feito em uma central, com profissionais qualificados

A operação de monitoramento de todos os dados coletados na fazenda é realizada nas salas de controle. Estas estão localizadas na fábrica da Case IH, em Sorocaba-SP, e nas concessionárias espalhadas em diversos municípios brasileiros.

afs connect

AFS Connect Center – Case IH

A conectividade existente entre as unidades possibilita que as centrais recebam, simultaneamente, informações diretas da área de trabalho dos equipamentos agrícolas. 

O compartilhamento dos dados permite avaliar o desempenho de cada máquina, e ainda programá-las para que elas possam gerar alertas importantes ao responsável pela operação. 

 

Principais vantagens da conectividade na lavoura

Antes de conhecer as vantagens que a conectividade proporciona às atividades agrícolas é relevante destacar a pesquisa desenvolvida pela Embrapa em parceria com o Sebrae e o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). As informações coletadas e compiladas pela equipe traçaram um cenário das “Tendências, desafios e oportunidades da Agricultura Digital no Brasil”

Uma das informações mais relevantes foi o reconhecimento de que 84% dos produtores rurais utilizam pelo menos algum tipo de tecnologia nas atividades rurais. Do mesmo modo, o índice de empresários que utilizam a internet para a gestão do negócio é de 70%. 

Além disso, os participantes afirmaram que o uso das tecnologias é empregado nos seguintes serviços: planejamento, gestão da propriedade, mapeamento do uso da terra, previsão de riscos climáticos e estimativa de produção, entre outros. 

Dessa maneira, considerando as funções mais recorrentes, o AFS Connect integra várias vantagens para o produtor rural. Confira o vídeo a seguir e veja como isso é possível.

 

Como você pode verificar, o sistema de gestão integrada da Case IH oferece condições para controlar o andamento do trabalho realizado na fazenda. Além disso, alguns processos são melhorados em razão do monitoramento, dentre os quais vale citar:

  • Diagnósticos precisos
  • Mais agilidade nas ações
  • Serviços e soluções mais eficazes
  • Visualização da máquina no campo
  • Identificação da melhor janela de trabalho operacional
  • Status operacional momentâneo
  • Dados de saúde da máquina e do motor
  • Consumo de combustível
  • Dados de colheita e produtividade
  • Alertas e notificações configuradas conforme necessidade

 

AFS Connect Center: Todos os dados em um mesmo lugar

Depois de conhecer as vantagens do sistema integrado do AFS Connect é a vez de entendermos a importância da central de agricultura digital da Case IH: o AFS Connect Center. 

Nesse local estão reunidos todos os dados gerados pelas máquinas e equipamentos, a fim de garantir o monitoramento contínuo do trabalho em execução.

As informações obtidas permitem que quaisquer problemas sejam identificados preventivamente, garantindo mais rapidez nos atendimentos de reparos ou manutenção das máquinas e equipamentos da propriedade. Em outras palavras, o foco da solução é proporcionar suporte técnico eficiente ao cliente.

afs connect

Crédito: Case IH

Contudo, vale ressaltar que para terem acesso ao monitoramento do AFS Connect Center, os equipamentos devem contar com telemetria embarcada e conectividade disponível. 

Nesse sentido, os últimos lançamentos da Case IH já são produzidos com essas tecnologias, enquanto as máquinas em atividade podem ser adaptadas para receber a habilitação de monitoramento. 

 

Equipamentos com tecnologia Connect Center

Se você ficou curioso para conhecer as máquinas conectadas ao AFS Connect Center, saiba que os modelos dos tratores Magnum vêm de fábrica com a tecnologia AFS Connect, responsáveis por receber e transmitir as informações verificadas nas lavouras e nas máquinas.

afs connect

Trator Magnum AFS Connect. Créditos: Case IH 

A partir do sistema embarcado de fábrica, o maquinário recebeu aperfeiçoamentos como: novo monitor, receptor, hardware que oferece visualização remota e recursos de suporte à distância. Dessa maneira, a conexão garante condições para compartilhar dados e realizar diagnósticos produtivos. 

Nesse sentido, o conteúdo identificado e enviado pelas máquinas da Case IH chegam ao AFS Connect Center, de forma que seja possível gerenciar toda a operação agrícola e o desempenho da frota. 

Outro recurso conectivo importante na agricultura de precisão está presente nos equipamentos. Trata-se dos seguintes dispositivos: monitor AFS Pro 1200, sistema operacional AFS Vision Pro e receptor AES Vector Pro. Em outras palavras, o monitor tem o recurso de telemetria ativa que possibilita o controle remoto do funcionamento. 

 

Funcionalidades práticas do sistema

Se você ainda está em dúvida sobre os benefícios do AFS Connect Center na lida diária da sua lavoura, podemos destacar 3 funcionalidades do sistema. Confira:

Monitoramento da frota em tempo real: um dos recursos mais úteis para uma propriedade rural é o monitoramento de frota. Por meio desse recurso, o produtor tem conhecimento do funcionamento, desempenho e problemas que possam surgir no maquinário, durante as atividades no campo. 

Desse modo, a solução tecnológica da Case IH proporciona a integração das informações nos equipamentos, coleta de dados da lavoura e visualização de todas as operações efetuadas.  

Gestão agronômica: Outra solução proporcionada pelo sistema tecnológico é o gerenciamento dos dados coletados e das imagens de satélite que são armazenadas no ambiente digital. 

Isso é possível pela parceria do AFS Connect com a empresa canadense, Farmers Edge, que desenvolveu uma plataforma com acesso a informações diárias de dados climáticos, serviços de amostragem de solo, prescrições de taxas variáveis, entre outras funcionalidades. 

Gerenciamento de dados: o dispositivo conta com o protocolo de transferência de arquivos, importando ou exportando informações, além de reunir dados para a otimização dos serviços de pulverizadores, mapas de aplicação da taxa variável e colheitadeiras.

afs connect

Crédito: Case IH

 

Em resumo, as tecnologias oferecidas pelo sistema e central do AFS Connect chegaram ao mercado para incrementar os ganhos produtivos das atividades agrícolas, em todas as regiões do país. 

Acesse nosso site e saiba como conectar sua fazenda. Acesse também o site da Fazenda Conectada Case IH e veja como o AFS Connect Center vem contribuindo com a elevação da produtividade e da lucratividade da atividade agrícola.

Por último, gostaríamos de saber qual a funcionalidade tecnológica mais importante na sua atividade rural?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *