Em lavouras, as ferramentas tecnológicas são, dia após dia, cada vez mais adotadas por produtores rurais. Essas soluções se fazem presentes em todas as etapas da cultura, do pré-plantio até a colheita, sempre em busca da máxima produtividade.
Créditos: Case IH
Mas você sabia que uma das etapas mais importantes dentro do ciclo produtivo e que exerce grande influência na produtividade é a etapa de pré-plantio?
Em qualquer cultura, a fase pré-plantio é o ponto de partida para que produtores tenham sucesso para alcançar a produtividade esperada na colheita. Nela, o solo é analisado e corrigido de acordo com as necessidades e os mapas de plantio também são elaborados para a etapa seguinte.
Diante dessa importância, o investimento em modernas soluções tecnológicas começa a ser prioridade para todo produtor que busca alcançar maiores ganhos em produtividade.
Conheça a importância da etapa pré-plantio para culturas agrícolas, quais são as principais soluções tecnológicas para essa etapa e como elas contribuem com expressivos ganhos em produtividade.
Pré-plantio: Fundamental para maiores ganhos em produtividade
Em qualquer cultura, os cuidados com a fase do pré-plantio trarão resultados significativos para elevar os ganhos em produtividade. Nessa etapa, alguns fatores merecem total atenção do produtor:
1 – Maior capacidade operacional: essa etapa é mais gerencial. Nela, é feita a análise de todos os itens que a propriedade possui, tais como recursos humanos, máquinas e implementos, além da necessidade de adequações.
2 – Análise das condições químicas, físicas e biológicas do solo, que englobam os seguintes processos:
- Identificação da compactação de solo;
- Análise da necessidade de correções de solo e/ou aplicação de fertilizantes.
3 – Plano de ação: planejar a execução de todas as atividades, levando em consideração todas as máquinas e implementos necessários, operações de adubação, preparo de solo e semeadura.
Dentro de todos estes procedimentos, a adoção de soluções digitais no pré-plantio é fundamental, podendo ser bastante utilizadas no planejamento e na operação da lavoura durante o pré-plantio.
Soluções tecnológicas: gerenciamento por m² da área de produção
Como você viu, é na etapa de pré-plantio que todo o planejamento e as primeiras atividades são realizadas para que a safra seja muito mais produtiva. E nada melhor do que fazer uso das tecnologias digitais para otimizar e aumentar a eficácia operacional dessa etapa.
Assim, tanto a Case IH, quanto seus parceiros, desenvolvem tecnologias para que a etapa de pré-plantio seja alimentada com um maior número de dados e informações para melhores tomadas de decisão.
Tecnologias específicas de zoneamento agrícola, por exemplo, podem fazer todo o mapeamento da fazenda, demarcando os grids de cada área. Esse é o ponto de partida para a construção de mapas que vão guiar as próximas fases do sistema de plantio.
Dentre estes mapas, a tecnologia ajuda na elaboração de mapas de aplicação de calcário, fertilização à taxa variável e projeto de linhas de piloto automático já criados para controlar o tráfego das máquinas durante todo ciclo produtivo.
Esse tipo de tecnologia dá ao produtor a capacidade de fazer o gerenciamento e aprimoramento da fazenda por m² e não mais por hectare. Isso representa uma enorme diferença no resultado final da safra, culminando em ganhos na produtividade.
Tecnologias inovadoras utilizadas na etapa de pré-plantio
Um dos grandes marcos e diferenciais da adoção da tecnologia na etapa de pré-plantio é o fornecimento de informações muito mais precisas ao produtor rural, dando a ele a capacidade de tomar decisões para o crescimento do negócio e elevação da produtividade.
Neste contexto, muitas são as tecnologias e inovações que estão surgindo para um mapeamento mais ágil, eficiente e completo da fazenda.
Essas soluções tecnológicas estão divididas em três grandes grupos:
- Análise do solo
- Correção
- Preparação do solo
Essas soluções utilizam avanços tecnológicos como telemetria, piloto automático, além de soluções inovadoras, como drones, sensores de solo e afins.
Nestas etapas há o uso de tecnologias para escaneamento de toda a área, além de levantamento topográfico. Estes processos vão mapear cada metro quadrado produtivo da fazenda.
Em seguida, com as zonas de manejo já definidas, são coletadas amostras do solo para análises química e física do terreno, obtendo um mapa de compactação e nutrientes no solo.
Há também o uso de imagens captadas por drones para definir os mapas de piloto automático que serão utilizados no ciclo produtivo. Essas imagens são a base para gerar os mapas de linha de plantio, pulverização e colheita, além de mapas de fertilização e tratos culturais.
Depois disso, com os mapas devidamente analisados, verifica-se a necessidade (ou não) de descompactação, correção da acidez do solo e outros insumos, sempre de forma precisa para reduzir o impacto ambiental.
Esse processo será a preparação para um ciclo produtivo onde, safra após safra, um maior volume de informações é coletado, permitindo comparar indicadores e entender como cada área da fazenda impacta na produtividade total.
Tecnologias Case IH utilizadas na etapa de pré-plantio
Especialmente no Brasil, a Case IH sempre esteve na vanguarda da inovação tecnológica. Na atualidade, a marca disponibiliza ferramentas digitais que trazem novas possibilidades para todas as etapas do ciclo produtivo.
Assim, por meio de tecnologias inovadoras da Case IH e de seus parceiros, o produtor terá um controle mais eficiente e dinâmico da sua propriedade, inclusive na etapa de pré-plantio.
Mas, melhor do que falar quais são os ganhos em produtividade que o produtor pode obter com as soluções Case IH, é mostrar! E é exatamente isso que está acontecendo na Fazenda Conectada!
Em 3.000 hectares de área produtiva, a Fazenda Conectada é um grande ecossistema de tecnologias inovadoras que funcionam na prática. Nela, todas as tecnologias digitais da Case IH e de seus parceiros se fazem presentes.
Fazenda Conectada. Créditos: Case IH
Com a Fazenda Conectada, a ideia é mostrar como as tecnologias AFS Connect da Case IH são a solução ideal para o produtor brasileiro que quer romper a próxima barreira de produtividade na sua fazenda.
As ferramentas tecnológicas da Case IH e de seus parceiros que compõem o processo de inovação na etapa de pré-plantio serão apresentadas a seguir.
Soil Xplorer
Este é um dispositivo da AGXTEND que vem acoplado ao moderno Magnum AFS Connect. Sua função é fazer todo o escaneamento do solo, analisando sua compactação e composição. Essa ferramenta é também fundamental para maior detalhamento das zonas de manejo das áreas da fazenda.
DroneXplorer
DroneXplorer – Créditos: Case IH
Também da AGXTEND, este equipamento é um drone que surgiu para revolucionar a maneira de mapear, monitorar e gerenciar as lavouras. Ou seja, sua função é registrar imagens aéreas de acordo com o plano de voo georreferenciado, sistematizando toda a área com informações de altimetria, escoamento de água e geração de projetos de linhas para todas as operações da mecanização que ocorrem logo após o pré-plantio.
Maquinários modernos e conectados
Por fim, todo o maquinário utilizado na Fazenda Conectada é equipado com o AFS Connect, que permite conectar, em tempo real, as máquinas a uma central de controle.
Magnum AFS Connect Case IH. Créditos: Case IH
Isso possibilita tomadas de decisão imediatas que ajudam na otimização da operação. Também permite a coleta de dados e informações consistentes para otimização de futuras safras, num processo de melhoria contínua, com crescentes avanços em produtividade.
Estas máquinas (principalmente o Magnum AFS Connect e o Steiger AFS Connect) são essenciais para a última etapa do preparo de solo, que antecede o plantio. Elas são equipadas com telemetria, piloto automático RTK e muitas outras tecnologias.
Com isso, está mais do que comprovado que a etapa de pré-plantio possui grande responsabilidade na busca por maior produtividade da safra. Exatamente por isso, utilizar as melhores ferramentas tecnológicas nessa etapa é imprescindível e inegociável.
Aproveite para assistir ao capítulo 2 da web série da Fazenda Conectada Case IH e conheça os detalhes sobre as soluções que podem ser utilizadas para garantir produtividade máxima em todas as fases da operação, desde o princípio.
Continue acompanhando o Blog da Fazenda Conectada e saiba tudo sobre as inovações em agricultura digital da Case IH.
Saiba mais sobre esse tema:PRODUTIVIDADE