Compartilhe nas redes sociais:

A agricultura brasileira é protagonista no cenário mundial. E as previsões para a safra 2021/22 comprovam isso.  Para o atual ciclo, a produção estimada é de 271,2 milhões de toneladas. Mas, o agro não para e já projetamos a safra 2022/23. Nela, as máquinas agrícolas continuarão tendo grande importância.

Ciclo após ciclo, as máquinas agrícolas adquirem mais notoriedade para o sucesso das lavouras. Elas auxiliam e otimizam todas as atividades agropecuárias, elevando a eficiência, a produtividade e a lucratividade dos sistemas de produção.

E dentre as muitas máquinas agrícolas necessárias, a plantadeira é a mais representativa na fase inicial do sistema. Um bom serviço por ela realizado representa meio caminho andado para que o produtor alcance maiores produtividades. Por isso, ter uma plantadeira de qualidade superior e muito bem regulada é o ponto de partida para um plantio mais eficiente.

Confira a importância da plantadeira para sistemas produtivos, assim como a necessidade de regulagem destas máquinas agrícolas para produtividades mais elevadas.

Plantadeiras: máquinas agrícolas que garantem um plantio mais eficiente

plantadeiras case ih

Plantadeiras: equipamentos fundamentais para maiores produtividades. Créditos: Case IH

Nas atividades realizadas em campo são as máquinas agrícolas as grandes responsáveis por ajudar na produtividade da lavoura. Elas devem atender a cada uma das necessidades do produtor, sempre de maneira eficaz. Para a etapa de plantio, a plantadeira é a máquina utilizada. Ela será demandada depois do pré-plantio, que é a etapa em que todos os preparos do solo são realizados, como correção e adubação.

As plantadeiras se destinam à realização da operação de semeadura. Ou seja, cabe a essas máquinas agrícolas introduzir no solo as sementes para o desenvolvimento da cultura, como, por exemplo, a soja. Para isso, a plantadeira precisa ser lembrada por sua eficiência no plantio. Através dela é possível definir, de maneira antecipada, todas as condições de alinhamento e espaçamento entre as plantas. Assim, o terreno plantado tem maior aproveitamento e menos desperdício de espaço. 

Por isso, quando a plantadeira é bem operada, ela garante maior eficácia à atividade e oferece grandes chances de um melhor resultado produtivo final na colheita.

Benefícios de se ter uma boa plantadeira na fazenda

máquinas agrícolas

Plantadeiras garantem um bom estande de plantas, resultando em maior produtividade na colheita. Créditos: Case IH

Como ressaltado anteriormente, uma plantadeira é a máquina agrícola que você deve utilizar para ter uma semeadura mais eficaz de suas lavouras. Possuir uma máquina correta e disponível para janelas de plantio cada vez mais curtas pode representar a diferença entre o sucesso e fracasso da atividade.

Mas, além de proporcionar um plantio muito mais assertivo e uniforme, uma boa plantadeira garante outros benefícios bastante significativos:

  1. Permite uma distribuição controlada das sementes no solo;
  2. Realiza a preparação do leito para semeadura;
  3. Permite o acobertamento das sementes na proporção ideal;
  4. Evita a necessidade de retrabalhos;
  5. Garante maior precisão até mesmo na distribuição de sementes desuniformes;
  6. Aproveitamento máximo sem danificar os grãos ou comprometer a germinação;
  7. Oferece mais rapidez no processo de plantio, entre outros benefícios.

Diante disso tudo, uma boa plantadeira oferece excelente performance no controle da deposição de sementes e fertilizante, garantindo uma lavoura muito mais produtiva e uniforme. No entanto, para que todos estes benefícios se confirmem, é fundamental promover a correta regulagem, sendo este um fator que influencia diretamente na qualidade do plantio.

Regulagem de plantadeiras: Por que é tão importante?

Plantadeiras são equipamentos que atuam em conjunto com tratores. E o conjunto trator-plantadora, quando desregulado, poderá comprometer os custos e a eficiência durante essa importante operação. Por exemplo, se uma plantadeira possui 10 linhas e uma destas linhas está entupida e falhando, as perdas na produtividade de soja serão de 10%, resultando em centenas de reais por hectare de prejuízo.

Além disso, a ineficaz regulagem da plantadeira pode resultar na formação irregular do estande de plantas nos talhões e a redução da produtividade no campo, resultando em queda na produtividade alcançada. Por outro lado, a regulagem correta da plantadeira promove melhores resultados na produtividade das lavouras. Também ajuda a economizar combustível e assegurar a uniformidade do plantio.

A regulagem das plantadeiras é também uma necessidade quando observamos que há uma grande variedade de cultivares disponíveis para plantio. As características de cada uma destas cultivares (tamanho da semente e a densidade de plantio requerida, por exemplo), são parâmetros que exigem um ajuste na regulagem do equipamento.

Por fim, a regulagem da plantadeira reduz a demanda por manutenção corretiva, garantindo a continuidade de emprego destas máquinas agrícolas nas fazendas sempre que houver necessidade.

Passo a passo para realizar a regulagem de plantadeiras

O processo de regulagem de plantadeiras costuma variar entre fabricantes. Mas, de forma geral, a regulagem deste equipamento depende de alguns aspectos importantes, que são:

1 – Faça uma revisão geral dos componentes mecânicos da plantadeira

Diversos aspectos da máquina devem ser avaliados antes de preparar a plantadeira, tais como calibragem dos pneus, limpeza e lubrificação de engrenagens/correias e checagem dos tubos condutores de sementes.

2 – Nivele a máquina em uma área plana

O nivelamento melhora o desempenho da máquina e evita danos estruturais ao equipamento. Evita também semeaduras muito profundas ou muito rasas.

máquinas agrícolas

Nivelamento da plantadeira. Ponto importante para um plantio mais eficiente. Créditos: Case IH

3 – Regule o espaçamento entre as linhas (fileiras)

 Para promover a distribuição das linhas, há duas opções: 

 – Utilizar o centro do chassi da máquina como referência, no caso de número ímpar de linhas. 

 – Distribuir duas meias distâncias a partir do centro (direita e esquerda), no caso de número par de linhas.

4 – Verifique o alinhamento das fileiras

Desloque a semeadora por alguns metros e verifique se o alinhamento está adequado. Demande atenção especial com as linhas que se sobrepõem ao rastro do trator, corrigindo as diferenças provocadas pelos pneus.

5 – Selecione o disco e o anel de semeadura

Como falado anteriormente, a seleção do disco é uma necessidade e se dá em função das características da semente (cultura e tamanho). Também é necessário escolher o anel do disco, de modo que as sementes não se posicionem muito fundo e nem fiquem expostas.

6 – Determine a velocidade de operação

Para determinar a velocidade de operação, considere as características da plantadeira, o relevo e o preparo do solo.

7 – Regule o disco corta-palha

Nas condições de plantio direto, não há revolvimento do solo para a semeadura. Assim, há a necessidade de utilizar um equipamento capaz de cortar a palhada da colheita anterior. Por isso, o disco corta-palha deve ser adequadamente regulado.

8 – Regule o mecanismo rompedor de solo

Após a primeira regulagem, desloque a semeadora por alguns metros e verifique a profundidade do sulco. Se necessário, faça as adequações necessárias no mecanismo rompedor de solo.

9 – Regule o dosador de sementes e teste

A melhor forma de proceder com a regulagem de sementes é seguir as tabelas fornecidas pelo fabricante. Há também os dosadores de precisão para fertilizantes e sementes, que em máquinas agrícolas mais modernas, aperfeiçoam a operação.

10 – Regule o limitador de profundidade

A profundidade das sementes lançadas deve ser a mais exata possível. Flutuações dentro desse parâmetro podem limitar o resultado do estande final. Para evitar isso, faça a regulagem individualizada para o limitador de profundidade referente a cada linha, segundo as recomendações técnicas para a cultura.

11 – Regule o mecanismo compactador

 As rodas compactadoras realizam o fechamento final do sulco de plantio, que não pode ser muito adensado. Desse modo, é preciso regular a compactação realizada ao tipo de solo e de semente e à profundidade de plantio utilizada.

Plantadeiras Case IH: melhor plantabilidade para sua safra 2022/23

O plantio é a mais importante das operações agrícolas. Este é o momento em que o produtor irá definir o potencial produtivo da sua lavoura. E é sempre com o propósito de garantir a melhor plantabilidade em lavouras brasileiras em janelas de plantio cada dia mais curtas que a Case IH oferece duas famílias de plantadeiras ao mercado brasileiro: Easy Riser 3200 e Fast Riser 6100.

máquinas agrícolas

Easy Riser 3211, melhor plantabilidade do mercado. Créditos: Case IH

Essas plantadeiras foram projetadas para que produtores tenham os melhores resultados agronômicos em suas lavouras, levando em consideração: 

  • Melhor plantabilidade, 
  • Maior autonomia e 
  • Maior disponibilidade. 

Todos estes benefícios são obtidos para garantir um excelente rendimento operacional para sua lavoura, como você pode conferir no breve vídeo a seguir.

Entre as muitas vantagens das plantadeiras Case IH, vale ressaltar:

  • Permite que o plantio seja realizado em condições desafiadoras, principalmente devido às suas muitas tecnologias;
  • Grande servicibilidade, já que possui apenas seis bicos graxeiros por chassis. Oferece ainda maior rendimento operacional com até 24h a mais por dia de trabalho do mercado.
  • Excelente posicionamento de sementes. Por meio das linhas com Design Agronômico e Dosadores Precision Planting, essas plantadeiras são mais eficazes que as concorrentes.

Para conhecer todas as tecnologias e inovações em plantadeiras desenvolvidas e patenteadas pela Case IH convidamos você a assistir o vídeo sobre a Fast Riser 6100, a nova plantadeira dobrável da Case IH!

Diante dessas e muitas outras vantagens, as plantadeiras Case IH são a garantia de precisão da primeira à última linha. Portanto, se você está planejando o plantio da safra 2022/2023, lembre-se de ter as melhores máquinas agrícolas à sua disposição.

Continue acompanhando o blog da Fazenda Conectada e conheça todas as inovações e novidades relacionadas à agricultura digital.

Saiba mais sobre esse tema:
Compartilhe nas redes sociais: