INOVAÇÃO

Saiba por que a plantadeira da Case IH recebeu duas vezes o prêmio internacional de inovação

O plantio é uma etapa crucial em qualquer sistema de produção agrícola. Nela, maquinários robustos e de alto desempenho são fundamentais e a plantadeira é o implemento mais importante.

As plantadeiras — também chamadas semeadoras ou plantadoras — são implementos acoplados nos tratores (sistema de tração) para levar sementes ao solo. Não é uma tarefa simples, muita tecnologia é desenvolvida para assegurar maior desempenho e qualidade no plantio.

Hoje em dia, cabe às plantadeiras mais do que apenas colocar sementes no solo. A semente precisa ser disposta de forma homogênea, na profundidade correta, com espaçamento entre linhas uniforme, precisão e, claro, desempenho, visto que a etapa de plantio possui janelas muito curtas para operar.

Sabendo disso, você deve se perguntar: qual modelo de plantadeira devo escolher? Bem, essa resposta precisa de complementos, dado que depende da real necessidade de cada um em suas lavouras, mas se considerarmos os prêmios recentes, os modelos da plantadeira Case IH Fast Riser 6100 são as melhores opções.

Essas plantadeiras Case IH são um exemplo do que há de melhor em solução de plantio, unindo robustez e tecnologia em único implemento. Não obstante, pela segunda vez consecutiva, a plantadeira Case IH Fast Riser 6100 foi premiada com o prêmio internacional AE50

Entenda quais são as características que fazem dessa plantadeira a melhor do mercado agrícola brasileiro.

 

Prêmio AE50: Avalia as melhores máquinas do mercado agrícola

O prémio AE50 surgiu em 1986 e, desde então, o seu foco foi o de celebrar as inovações de produtos nas áreas de agricultura, alimentos e sistemas biológicos.

Patrocinado e ofertado pela ASABE (American Society of Agricultural and Biological Engineers, em português Sociedade Americana de Engenheiros Agrônomos e Biológicos), os prêmios são apresentados na Conferência Anual de Tecnologia de Equipamentos Agrícolas (AETC) da ASABE.

A ASABE é uma organização educacional e científica que dedica esforços ao avanço da engenharia aplicável a sistemas agrícolas, alimentares e biológicos. Fundada nos Estados Unidos em 1907, é atualmente composta por membros em mais de 100 países.

Atualmente, o prêmio inclui, além de máquinas e componentes, sistemas, softwares e serviços. Produtos que apresentem altas classificações em inovação e engenharia avançada concorrem anualmente ao prêmio.

Para avaliar as inscrições enviadas anualmente, engenheiros especialistas selecionam cerca de 50 produtos que são premiados por apresentarem as maiores classificações quando o assunto é inovação tecnológica, avanços de engenharia e claro, impacto no mercado de referência.

E foi assim que, pelo segundo ano consecutivo, a plantadeira Fast Riser 6100, da Case IH, conquistou o prêmio internacional AE50 edição 2022, por suas inovações agrícolas e relevância para o mercado.

 

Linha de plantadeiras Case IH 6100: precisão da primeira à última linha

As plantadeiras Fast Riser 6100 da Case IH, desenvolvidas no Brasil, chegam ao mercado com 5 modelos: 27, 36, 40, 48, 61 linhas de plantio (modelos 6127, 6136, 6140, 6148 e 6161).

Revolucionando o cultivo em larga escala e promovendo alto rendimento com tecnologias de precisão de uma ponta a outra, a plantadeira 6100 oferece a melhor plantabilidade do mercado, com elevados índices de emergência de plantas e uniformidade.

Contando com 2 tanques de sementes (com capacidade de 4,08 toneladas), a plantadeira Faster Riser 6100 opera com alta disponibilidade  sem perder precisão.

A Faster Riser 6100 habilita você a plantar do começo ao fim onde nenhuma outra plantadora consegue, mesmo em condições de palhada associada à alta umidade.

Com a opção de corte de seção e taxa variável de sementes, é possível atingir patamares de economia de semente de até 15%, evitando, por consequência, sobreposição de linhas de plantio.

plantadeira

A plantadeira Case Fast Riser 6100 fornece menos paradas para abastecimento e maior área coberta por dia. Fonte: CASE IH

Além de toda a tecnologia embarcada, a Fast Riser 6100 promove praticidade na servicibilidade, ou seja, na rotina de manutenção. 

Como a época de plantio é uma corrida contra o tempo, a Fast Riser foi pensada para valorizar o tempo do produtor. Para a lubrificação há apenas 7 pontos distribuídos ao longo do chassi (enquanto os modelos da concorrência podem passar de 600), o que aumenta a disponibilidade da plantadeira, exigindo, a cada 50 horas de uso, apenas 10 minutos para lubrificação.

Neste vídeo da Case IH Brasil, abaixo apresentado, você acompanha mais detalhes sobre o lançamento da plantadeira Fast Riser 6100, proporcionando referências da excelência sobre implemento em relação à concorrência.

Principais vantagens da plantadeira Fast Riser 6100

A nova plantadeira Fast Riser 6100 dobrável da Case IH chegou para revolucionar o plantio de larga escala, com precisão de ponta a ponta. Além disso, muitas são as vantagens da sua utilização, tais como:

Design agronômico

Seguindo o padrão mundial de design das já reconhecidas máquinas Case IH, a plantadeira Fast Riser 6100 apresenta o que há de mais moderno em design para o ambiente agrícola.

Com altíssima robustez, do chassi até a última linha de plantio, as plantadeiras da linha 6100 foram projetadas para obter os melhores resultados agronômicos, sobretudo considerando a melhor uniformidade de emergência do mercado, rendimento de gigantes plantando mais hectares por dia (com rendimento operacional de até 20 hectares por hora), garantindo, ainda, altíssima precisão agronômica.

Transporte e flexibilidade

Uma das principais características que chama a atenção na Fast Riser 6100 é sua praticidade no transporte, somada a flexibilidade operacional.

plantadeira

Fast Riser 6100 possui tempo de abertura e fechamento inferior à 1,5 min, com acionamento direto da cabine, sem precisar sair em nenhum momento. Fonte: CASE IH

 

Seu chassi conta com 3 seções (nos modelos 6127, 6136 e 6140) e 5 seções (6148 e 6161). Com isso, a praticidade no transporte é muito melhor.

Com deslocamento rápido e simples, o produtor consegue aproveitar o máximo da sua plantadeira com aquilo que ela foi desenvolvida para fazer, sem perder tempo com processos de abertura e fechamento.

Sua largura de transporte varia de 3,6 a 6,2 metros e o vão livre de 45 a 60 cm, dependendo do modelo. Isto permite maior facilidade no deslocamento, seja na fazenda ou mesmo no asfalto. 

Para ver a plantadeira Fast Riser 6100 em operação, confira o vídeo abaixo.

 

Plantabilidade

Provavelmente um dos principais pontos de destaque da Fast Riser é seu patenteado sistema de distribuição de peso das asas, proporcionando precisão absoluta na profundidade de semente, em todas as linhas.

Com cerca de 70% de todo o seu peso concentrado na região central da plantadeira dobrável Fast Riser 6100, seu sistema hidráulico de distribuição de peso permite que, de forma automática, ele seja distribuído às laterais da plantadeira, possibilitando assim, que todas as linhas tenham o mesmo contato com o solo.

plantadeira

Sistema de distribuição patenteado permite atender desde plantio convencional até o plantio direto mais pesado em solos duros. Fonte: CASE IH

O resultado é unânime: germinação uniforme ao longo da linha de plantio, menor compactação do solo e emergência de 98% das plantas em apenas 3 dias, mesmo em plantios em regiões com terraços e curvas de nível.

 

Sistema AFS Connect

Os avanços para uma agricultura digital e uma fazenda cada vez mais conectada já foram motivos de uma live especial para nós, basta clicar aqui para ver e rever o papo com os especialistas da Case IH.

A plantadeira Fast Riser 6100 é habilitada com o sistema AFS Connect, levando seu plantio aos mais elevados níveis. É a agricultura digital melhorando a eficiência e a qualidade da sua produção.

Através de tecnologia e conectividade, utilizando o monitor de sementes, é possível saber, em tempo real, a quantidade exata de sementes sendo plantadas, tendo conhecimento da população de plantas e, caso necessário, identificando falhas de distribuição.

O sistema AFS Connect permite diferentes taxas de aplicação de semente, a depender da variabilidade do solo, aumentando em até 10% o ganho produtivo.

Por meio desta tecnologia, você tem em sua mão a possibilidade de explorar diferentes variedades para atingir maior potencial produtivo, alterando, quando e se necessário, a população de plantas de forma rápida e precisa.

Outro diferencial é o desligamento de linhas de sementes reduzindo a sobreposição e fornecendo um potencial de redução de 20 a 30% no consumo de insumos.

A Fast Riser 6100 veio para provar ser merecedora, pelo segundo ano consecutivo, do prêmio AE50, e, se você gostou deste conteúdo, nos acompanhe para ficar sempre por dentro do que há de melhor e mais moderno em soluções para o agronegócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *