AGRICULTURA DIGITAL

5 tecnologias de Agricultura Digital que você deve conhecer na Fazenda Conectada

Ao longo da história da sociedade humana, a agricultura passou por diversas evoluções. Na antiguidade instrumentos rudimentares eram usados, depois vieram as máquinas responsáveis por iniciar um processo de mecanização na atividade rural. Na atualidade, a produção agropecuária começa a viver uma nova revolução: a era da agricultura digital.

Para contribuir com o avanço da agricultura neste cenário, a Case IH, marca da CNH Industrial, acaba de implantar um projeto inovador baseado em agricultura digital, cujo projeto recebeu o nome de Fazenda Conectada.

Situada na cidade de Água Boa, no Mato Grosso, a propriedade recebeu conexão 4G da TIM para reunir as soluções mais avançadas da marca e suas máquinas com conectividade.

agricultura digital

Agricultura digital na Fazenda Conectada. Fonte: Case IH

Para entender o que é a Fazenda Conectada e a importância dela para a Agricultura Digital, conversamos com Gerson Filippini, especialista de Marketing de Produto /AFS da Case IH. Ele nos apresenta um conceito mais amplo sobre o que é a Agricultura Digital e qual é a relevância da Fazenda Conectada neste cenário.

 

Conceito de Agricultura Digital: Organização e Centralização de dados

Na atualidade, a agricultura digital representa um termo que vem se tornando cada vez mais recorrente no agronegócio, mas o que, de fato, significa esse conceito e por que ele vem sendo tão importante para o agro?  

Não é apenas um modismo, muito menos uma ação de marketing. É muito mais que isso, o futuro da agricultura necessariamente passa por esse conceito, levando produtividade, desempenho e sustentabilidade ao campo.

Dentro deste cenário, aquelas fazendas que apresentam algum grau de tecnificação geram um grande volume de dados, seja por máquinas tecnológicas, seja por sensores no campo. Mas sem uma centralização eficiente, estes dados não irão se transformar em informação e pouco vão dizer sobre a performance da fazenda.

Neste cenário, Gerson Filippini indica que a agricultura digital faz essa integração. “De uma forma simplista, cabe à Agricultura Digital ajudar a entender quais são esses dados e como eles devem ser centralizados e integrados para, de fato, gerar informações”.

Assim que os dados gerados são centralizados, é possível fazer uma análise mais profunda e como esses dados se correlacionam, gerando uma informação que seja mais rápida e assertiva sobre qual decisão tomar.

Com isso, as decisões da fazenda irão se basear sempre em informações de qualidade, tendo como resultado maior produtividade e rentabilidade. Afinal de contas, todo produtor quer uma fazenda mais rentável, que seja mais produtiva e principalmente lucrativa”, complementa Filippini.

 

Tecnologias de Agricultura Digital presentes na Fazenda Conectada

Com o avanço da tecnologia digital, sistemas, máquinas e equipamentos geram cada vez mais dados. Estes, quando transformados em informação, permitem otimizar a produção agrícola como um todo, do preparo para plantio até a pós-colheita.

E, liderando a revolução da agricultura digital, a Case IH, por meio do projeto da Fazenda Conectada, reúne as mais modernas e avançadas soluções da marca e suas máquinas com conectividade. O vídeo a seguir faz uma breve apresentação sobre este projeto que já está sendo conduzido na cidade de Água Boa, no MT.

 

Dentre todas as tecnologias digitais presentes na Fazenda Conectada, Gerson Filippini cita 5 das mais importantes:

  1. Mapas de Produtividade

Os mapas de produtividade são tecnologias vitais para o entendimento da variabilidade dos talhões de uma lavoura. “Hoje em dia, praticamente todas as máquinas têm um monitor de produtividade embarcado. Essa tecnologia ajuda o produtor a completar o ciclo de informações da produção”, cita Filippini.

  1. Piloto Automático

A utilização do piloto automático para o direcionamento das máquinas agrícolas é de grande importância para todo tipo de operação de campo. Essa tecnologia resulta na maior uniformização do espaçamento do plantio, com melhor aproveitamento do terreno e menor tráfego sobre as linhas de cultivo.

Na atualidade todo produtor sabe dos benefícios de um piloto automático, auxiliando na busca por maior produtividade e ajudando a diminuir a fadiga do operador”, cita o especialista de marketing de produto/AFS da Case IH.

  1. Conectividade dentro da fazenda

A conectividade é o elemento de infraestrutura essencial para a agricultura digital. Ela não é uma tecnologia relacionada diretamente à máquina agrícola, mas sem conectividade os principais benefícios da agricultura digital presentes nas máquinas não seriam possíveis.

Neste caso, a Fazenda Conectada é protagonista. Para o projeto, a propriedade recebeu conexão 4G da TIM, ajudando a reunir soluções avançadas da marca e suas máquinas com conectividade.

A conectividade possibilita que a fazenda colete todas as informações com grande velocidade de processamento, permitindo a tomada de decisões em tempo real”, opina Gerson Filippini.

Além disso, todas as máquinas do portfólio da Case IH apresentam telemetria completa, gerando informações em tempo real da máquina trabalhando. Todas essas informações são enviadas até uma central via conectividade.

  1. Drones

Na Fazenda Conectada, o uso de drones é constante. Estes equipamentos possuem a capacidade de produzir imagens de altíssima qualidade, proporcionando a análise dos mais diversos aspectos da plantação.

 

agricultura digital

Drones trabalhando na Fazenda Conectada. Fonte: Case IH

Drones ajudam a mapear qualquer falha de plantio ou identificar áreas que exigem a aplicação de determinado insumo de forma localizada, gerando maior economia em diversos aspectos”, indica Gerson Filippini.

  1. Scanner do solo

Gerson Filippini explica que, além das soluções da própria Case IH, há também o uso e desenvolvimento de soluções de empresas parceiras. Um exemplo é a Cropman, que desenvolveu um scanner de solo.

Este scanner tem a função de fazer todo o mapeamento do solo, fazendo uma espécie de escaneamento do solo, mostrando suas características e criando as zonas de manejo de forma automática. Com isso, diminui-se significativamente a necessidade de coleta de amostragem de solo”.

 

AFS Connect: Tecnologia que agrega todas as tecnologias de Agricultura Digital

Como visto anteriormente, as atividades e as decisões no campo estão cada vez mais se baseando na agricultura digital. São os sinais de um futuro cada vez mais eficiente, tecnológico e autônomo.

Pensando nessa realidade, a Case IH investe em tecnologia para que todas as máquinas e necessidades do campo sejam totalmente conectadas. Para isso, a empresa desenvolveu um sistema integrado de agricultura digital: o AFS Connect.

agricultura digital

Fazenda Conectada. Fonte: Case IH

Na Fazenda Conectada, tudo que está relacionado à Agricultura Digital, tem relação direta com o AFS Connect, ou seja, essa plataforma agrega tudo relacionado à AD”, salienta Filippini.

O especialista de Marketing de Produto/AFS da Case IH ressalta ainda que a estratégia do AFS Connect, via Portal AFS Connect, é dividida em 3 pilares:

  1. Completo monitoramento da frota

Permite centralizar todas as informações das máquinas (monitoramento de frota) que ajudarão o produtor a identificar qualquer problema da máquina ou da questão operacional do operador.

 

  1. Gestão agronômica

Dentro do portal há uma ferramenta totalmente dedicada a coletar informações agronômicas da lavoura, permitindo ao agricultor visualizar como foi o espaçamento de plantio ou qualidade da pulverização. Os mapas de colheita ajudam também a entender qual foi a qualidade dessa importante etapa.

 

  1. Gerenciamento de dados

Este pilar percorre tanto a área de gerenciamento de frota quanto de gestão agronômica, mas permite também realizar integrações com outros softwares de gestão.

Para entender mais sobre os muitos benefícios do AFS Connect, convidamos você a acompanhar o vídeo abaixo.

 

Objetivos da Case IH com a Fazenda Conectada

Por meio das muitas tecnologias em agricultura digital citadas até aqui, o objetivo da Fazenda Conectada é bastante claro: mostrar que a digitalização da agricultura não é tão complexa quanto muita gente ainda acredita.

A Fazenda Conectada foi desenvolvida com o propósito de mostrar a simplicidade e principalmente quais são as tecnologias de agricultura digital que já existem dentro do processo de digitalização do campo”, comenta Gerson Filippini.

Em um segundo momento, o especialista de Marketing de Produto/AFS da Case IH ressalta que a Fazenda Conectada tem o propósito de mostrar os benefícios de todas as tecnologias de Agricultura Digital e como “elas se pagam”.

 “A Fazenda Conectada visa mostrar qual será o retorno do produtor sob o investimento, ou seja, pretende mostrar o quanto as tecnologias conseguem entregar para o produtor na ponta quanto à lucratividade”.

Dessa forma, a meta central da Case IH com a Fazenda Conectada é gerar uma transformação nas pessoas, com o gerente da fazenda tendo menos dores de cabeça com problemas, ou o operador da máquina conseguindo cumprir sua função sem grandes dificuldades.

Em resumo, com a Agricultura Digital apresentada na Fazenda Conectada, a gestão será muito mais simples, sendo baseada em dados que entregarão as melhores informações ao agricultor.

Conheça a Fazenda Conectada e saiba mais sobre todas as tecnologias de Agricultura Digital que vão ajudar a redefinir os limites da produtividade no campo.

1 Comentário

  1. 6600. So let’s try to keep that same vitality as we dive into our AT&T Pebble
    Seashore Professional-Am skilled picks and greatest
    bets. Over the course of Thursday-Saturday, every participant will
    tee it up at Pebble Beach, Spyglass Hill and Monterrey Peninsula before ending
    on Sunday at Pebble Seashore. Open hosted at Pebble
    Seaside three years in the past. Sadly, this event is far like the American Specific in that
    it becomes extremely troublesome to make our PGA Tour expert
    picks as a result of it is performed over three courses
    with the Pro-Am component, which means a 54-gap minimize and two courses we don’t
    have superior metrics for. He’s already fourth on Tour in strokes gained:
    approach the inexperienced this season, and with a T20
    finish ultimately week’s Farmers Insurance coverage Open, he appears primed
    to make a run at going again-to-back at this occasion. While that’s not top 10, the great vibes for him at this tournament
    should serve him well and that i like him to pop up again this week and make some noise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *