Compartilhe nas redes sociais:

Nos últimos 40 anos, o agronegócio brasileiro vem passando por uma grande transformação, movimentando o país do ponto de vista econômico e tecnológico. As recentes inovações da agricultura digital, além do projeto Fazenda Conectada e seus benefícios, foram tema para o bate-papo entre Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América Latina, e Antônio Camarotti, CEO da Forbes.

Bate-papo de Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América Latina, com Antônio Camarotti, CEO da Forbes, sobre o futuro da agricultura digital e como a Case IH vem liderando o setor por meio de inovação e tecnologia.

O agronegócio movimenta o Brasil e as perspectivas são ótimas!

Desde sempre, os agentes nacionais do agronegócio sabem que o potencial do agro nacional é bastante latente. Assim, no início da conversa com a Forbes, Gonzalez indicou que, por meio de muito investimento em tecnologia e inovação, esse potencial se tornou realidade.

O agro brasileiro sempre soube do seu potencial para contribuir com o país e isso hoje é realidade. O Brasil está entre os 2 ou 3 maiores produtores e exportadores de praticamente todas as commodities agrícolas do mundo. Mas o interessante é que fazemos isso de uma forma muito eficiente”, salientou.

A agricultura brasileira vive um momento excelente

A agricultura brasileira vive um momento excelente, que impulsionou a adoção da agricultura digital – Créditos: Case IH

Ainda nessa questão, o vice-presidente da Case IH para América Latina explicou que há muitas oportunidades que exigem maior atenção, essencialmente na parte logística de infraestrutura, setor que o agro brasileiro ainda sofre muito, impactando os custos logísticos.

Além do mais, Gonzalez explicou que, mesmo diante das dificuldades, o setor está passando por um momento muito bom. “Este ano tivemos uma combinação de fatores muito positivos, com safras muito produtivas e expectativas de colheita bastante interessantes. Os preços internacionais das commodities foram também muito favoráveis, com uma demanda muito alta!”. 

E dentro deste aspecto altamente positivo do agro nacional, Gonzalez mostrou quais são as ações da Case IH, tendo na Fazenda Conectada o maior projeto da empresa nos últimos anos.

Fazenda Conectada: Surgiu para mostrar a importância da coleta e análise dos dados

No Brasil e em todo o mundo, a Case IH busca liderar o mercado de soluções para agricultura digital. Especificamente para o Brasil, Christian Gonzalez expôs que a Case IH está dando andamento a um projeto que visa conectar máquinas, pessoas e coisas: a Fazenda Conectada.

Mas, o que é, de fato, a Fazenda Conectada, Gonzalez indicou primeiramente o que é agricultura digital. Ele explicou que, nos últimos 40 anos, a agricultura passou por diversas transformações, seja na biotecnologia, seja na gestão, seja na parte agronômica, até chegar à nova fronteira, que é a agricultura digital ou agro 4.0.

A agricultura digital é um conceito falado por todo mundo, mas de forma geral ela é feita por uma série de coisas que evoluem constantemente e comportam uma quantidade massiva de informação que, até pouco tempo atrás, não estava disponível para que fossem coletadas e processadas”.

Esses dados e informações são hoje coletados por meio de conectividade, big data e machine learning. “Essas tecnologias permitem que a agricultura digital utilize uma quantidade brutal de dados que vão permitir melhor tomada de decisão. Ou seja, quanto mais informação, maior será o ganho em produtividade”.

Observando este cenário, Gonzalez especificou que a Case IH precisava de um “laboratório real” que mostrasse o que é a agricultura digital na vida real. “Daí, surgiu o projeto da Fazenda Conectada”, disse.

Sede da Fazenda Conectada localizada em Água Boa (MT)

Sede da Fazenda Conectada localizada em Água Boa (MT) – Créditos: Case IH

Gonzalez disse no bate-papo com a Forbes que a Case IH encontrou uma excelente área na cidade de Água Boa (MT) que já era bastante produtiva em seus 3 mil hectares, mas que também tinha problemas reais, como a falta de conectividade.

Nessa área, a Case IH colocou todo seu portfólio de produtos e processos tendo como foco a agricultura digital. “Nossa ideia é a de mostrar, em tempo real, todos estes conceitos e principalmente todos os benefícios da agricultura digital na prática”, disse.

Para a Case IH, participar deste bate-papo com a Forbes é uma excelente oportunidade para mostrar o que está sendo desenvolvido na Fazenda Conectada e no agro como um todo.

 Assista no canal da Case IH Brasil a íntegra da entrevista

Saiba mais sobre esse tema:
Compartilhe nas redes sociais: